terça-feira, 24 de agosto de 2010

Hummm...

A coisa não tá me cheirando bem... essa queda toda não era o que eu esperava. Só que como sempre, na hora de decidir eu fico vacilando, indeciso, sem saber que rumo tomar. São dois lados, vender ou manter. Vamos dar uma olhada nos argumentos, até para organizar o pensamento:

Vender - O papel está em trajetória de queda. A configuração que propiciou entrada já foi embora há tempo. Os suportes identificados foram todos furados, e com a queda de hoje, nem mais em "zona de suporte" estamos. Poderia vender agora e tentar comprar mais abaixo.

Manter - O papel é de primeira linha, e o preço de compra não foi tão alto assim (29 reais). Há um histórico, muito bem lembrado pelo Arnaldo nos comentários, de rápidas recuperações desse papel. Quando inventa de subir, sobe bem rapidinho.

Outras questões em volta:

- Tive um 'episódio' com a USIM5 de que me arrependo até hoje, de vender por suporte furado e assistir depois o papel subir forte para além dos 100% do ponto de entrada (USIM5 comprada a 22 reais em novembro 2008). Não gostaria de passar por outro semelhante.

- A idéia de comprar mais abaixo nem sempre dá certo, porque nunca se sabe ao certo onde é o fundo. Se ele estiver mais ou menos perto do ponto atual, vou acabar comprando mais alto, por esperar uma configuração mais clara.

- Por outro lado, a experiência recente com VALE5 recomenda venda logo. Havia comprado a 47 planejando vender a 55 (quanto otimismo...),  e acabei segurando o papel até indecentes 37 reais. Prejubão dos grandes, por segurar demais. Mesmo que eu ainda mantivesse o papel em carteira, continuaria no prejuízo. Caso de preço de compra alto demais.

Se eu for seguir apenas o sentimento, intuição, não vendo. Estou tentando encontrar argumentos racionais que me levem a mudar de idéia a respeito.

4 comentários:

  1. Bom, acabou que não vendi, continuo com as CSNA3 em carteira. Posso estar fazendo uma grossa bobagem, só vamos saber depois. Mas simplesmente não me senti confortável com a ideia da venda. Posso mudar de ideia amanhã mesmo, mas por enquanto é isso.

    ResponderExcluir
  2. Interessante é que agora é hora de comprar e não vender... Eu fiz uma comprinha ontem, e hoje prentendo fazer mais uma. Se é para vender num repique ou segurar mais tempo, ainda não sei...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia colegas
    Não me arrependo de ter segurado a CSNA3, apesar de ter tido uma grande desvalorização.
    Se fosse pra ter largado, ja deveria ter vendido quando bateu nos 29 depois do repique a 30,50.
    Arnaldo
    Bem que eu gostaria de ter capital o suficiente pra manter uma reserva para compras nessas horas.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel, tenho pouco dinheiro na RV, mas busco dividí-lo em duas ou três ações. E também procuro ter uma parte livre, para oportunidades... Estou em CSN a 28,50. Ontem comprei GGBR e hoje comprei RSID. Vamos ver até onde vai esse repique...

    ResponderExcluir