segunda-feira, 27 de julho de 2009

Que limpada de stops na FESA4!

Só de olhar o gráfico da FESA4 intraday hoje dá para ver que muita gente deve ter se ferrado com seus stops hoje. O papel deu uma baita caída para abaixo de 8,70, e depois recuperou quase tudo, voltando para perto dos 9 reais.

É por essas e outras que eu acabei preferindo trabalhar sem stops. Se a aposta é verdadeiramente de longo prazo, não há necessidade de ficar caindo fora por oscilações do dia-a-dia.

3 comentários:

  1. Olá Rodrigo,
    O problema dos stops é quando eles são mal posicionados. Não houve stop em fesa4 pois o stop fica no último topo rompido para os mais conservadores que seria R$8,40. Para os mais agressivos, o stop é a mínima do último fundo (esse é o verdadeiro stop) que está nos distantes R$7,73. O problema é que o cara pega o bonde já no meio do trajeto e coloca um tal "stop financeiro" e acaba sendo limado numa dessas.
    O importante de uma boa operação é você entrar quando o fundo se forma pois se você sair o stop é barato. Sair correndo atrás do mercado de vez em quando dá nisso
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Taí um cara que entende do assunto. Bela explicação, Marcelo. Entretanto, o que tenho visto da galera, em fóruns e conversas soltas, é a fixação de stops a uma distância arbitrária do ponto de compra, variando entre 3 a 10%. Uns outros seguem as regras de Alexander Elder, e aí o stop é por tamanho da perda financeira em relação ao total da carteira de investimentos.
    Eu mesmo já usei várias configurações para os stops, seja seguindo as idéias de Elder, seja utilizando suportes, topos e fundos como referência. Não me dei bem com eles, mas quem desenvolveu uma metodologia de uso consistente deve tirar bons resultados.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o problema. Veja o caso de FESA4, o papel subiu quase 20% desde o último fundo e vem um afobadinho comprar nas proximidades da máxima e deixa um "stop financeiro" de 5% ou 10%. Corre sério risco de perder dinheiro e o papel continua subindo depois.
    O método do Elder eu já testei mas ele varia de papel para papel (aquela planilha lá). Em uns o número a multiplicar melhor é 3, em outros é 2 e em outros nunca acertei. Por isso desisti dela. Eu me adaptei melhor mesmo foi com o esquema de seguir a tendência semanal e comprar num fundo diário e ficando este fundo como stop. Não adianta se lamentar porque algumas vezes vai ter violinada mesmo mas faz parte do jogo.
    Abraços

    ResponderExcluir