quinta-feira, 2 de julho de 2009

Vender ou segurar?

Parece que começou a tal da baixa do segundo ombro do OCO. Tudo em queda, Petrobras já abaixo do meu preço de compra. Vendo?

Creio que é uma questão de horizonte. Para uma jogada de curto prazo, o lance é cair fora o quanto antes, porque o barco parece que vai enfrentar ondas fortes. Mas e em um prazo mais longo? Quais as perspectivas para daqui a meses? Até o final do ano?

Se pensarmos no quanto a Bovespa subiu neste ano, não é despropositado pensar que vai oscilar um bom tanto e fechar o ano não muito longe dos 55 mil pontos. Já seria um ganho espetacular para um ano, coisa de mais de 60% em dólar. Mas tem corretora apostando em números mais altos, na esteira da recuperação econômica. A verdade é que ninguém sabe, e a qualquer momento tem dados apontando num sentido e em outro, totalmente inverso.

Vou manter as FESA4 e SAPR4 em carteira, porque me parecem ter um BETA baixo, ou seja, não acompanham tão diretamente as altas e baixas do Bovespa. Já PETR4 é o Bovespa, praticamente. Mas tenho dúvidas se vale a pena vender. A idéia seria recomprar mais abaixo, ou seja, reposicionar em níveis mais interessantes. Mas e se não cair tanto assim? É uma bela dúvida que tenho.

VALE5 não pretendo vender. Estou em prejuízo com essa posição há décadas, não faz sentido mexer nela agora. Deixa quieto. Aliás, por vezes penso que só consigo ter paciência quando estou no prejuízo, perdendo para valer. Quando estou no lucro, ou perto dos valores de compra, fico instável e demasiado receoso. Acabo tomando decisões muito de momento, que tempos depois me soam como grandes erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário