quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Leandro Stormer e outras histórias

Primeiro lugar, por que não chamam de Leandro E Stormer? São duas pessoas diferentes! Pelo nome eu pensava que era um cara só. Bom, isso é detalhe.

Ontem assisti um vídeo do site deles, comentando o fechamento. Que baita aula de análise técnica! Foram mais de 30 minutos com Leandro mostrando diretamente sobre vários gráficos os suportes, resistências, pivots, sombras de candle, setups de alta e outros conceitos fundamentais para este tipo de análise. Muito instrutivo.

Mas vale uns comentários, coisas que fiquei pensando. Ele opera com objetivos bem pequenos, ao que me pareceu, coisa de 3 a 6% em cada operação. Stops estão apertados por força da conjuntura, o que me pareceu bem apropriado, cada momento tem suas necessidades. Mas fiquei mesmo pensando foi sobre os 3%. Achei muito pouco, muito pouco mesmo. Está certo que qualquer aplicação está rendendo pouco mais de 1/5 disso ao mês, mas acho que outros cálculos são necessários.

Por exemplo, qual o volume de grana envolvido na operação para que apenas 3% de ganho já valha a pena? Outra - nem só de operações lucrativas é feita a vida do trader, então esses 3% também tem que remunerar as operações que falharam. Mais uma vez, que volume seria necessário para dar conta disso tudo?

Está certo que não é uma operação que o cara faz no mês inteiro, deve fazer dúzias. Eu gostaria mesmo é de saber qual a rentabilidade mensal dessa estratégia toda. Porque no final esse é o critério que acho realmente importante. Uma operação vitoriosa aqui e ali todo mundo tem, mas rentabilidade mensal consistente é que é o desafio. Crescimento do patrimônio, enfim.

Outra coisinha que me chamou a atenção, ainda nesse assunto. Para operar como ele descreve, é preciso uma atenção dedicada bem grande, todos os dias, para encontrar os pontos de entrada, definir em quais apostar, quanto, ficar monitorando quando sair e tal e coisa. Esse tempo todo entra na conta da remuneração? Ou o tempo do trader é de graça? Tudo bem, pode ser divertido fazer tudo isso, mas vamos lá, estamos falando é de dinheiro, então tudo deve ser contabilizado para se saber o que vale a pena e o que não.

Fiquei aqui pensando no charme que tem a análise técnica. Todos aqueles gráficos, todas aquelas linhas plotadas, nomes interessantíssimos como "Bandas de Bollinger" e outros que-tais. Tudo muito impressionante, mas seria realmente efetivo onde interessa, na evolução do patrimônio? Esse dado eu nunca encontro nos blogs que acompanho dos adeptos da análise técnica.

Bom, finalizando, eu não quero com tudo isso dizer que AT não funciona ou que há qualquer coisa de errado nas estratégias de Leandro e Stormer. Quem sou eu para criticar os caras, que são feras nesse negócio! Mas acho interessante pensar sobre tudo isso, colocar as questões na mesa.

13 comentários:

  1. Eu também achava que eles eram uma pessoa só.

    Quanto a limitar o ganho em 3% significa que você coloca o dinheiro no bolso mais cedo e nao fica esperando ganhar mais e mais e mais (axiomas de zurique - ganancia e esperanca) Isso é lucro, dinheiro no bolso.

    Quando voce apenas tem acoes e elas tem ganho de 1000% isso nao é lucro propriamente dito, pois voce nao embolsou ainda a grana.

    Uma vez comprei BBDC4, ela subiu, subiu, subiu foi até 11% e eu tinha esperanca que ia subir mais, chegou no apice, comecou a descer e eu na esperanca que ia voltar a subir. Consegui tirar 5% de lucro na transacao em 10 dias. Achei o lucro bom, mas podia ter sido melhor: 11% em 6 dias. Desde esse dia eu aprendi que preciso limitar nao somente as perdas, mas também setar metas quando voce compra uma acao. Metas de lucro e prazo para chegar no lucro. Quando chegar no lucro voce vende e poe o dindin no bolso. Existem outras taticas que uso mas ia gastar mais de uma pagina falando...hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente gostaria de me apresentar. Me chamo Felipe e além de trabalhar com o mercado opero dia a dia. Acabei chegando ao seu post pelo google e achei muito interessante os levantamentos que foram feitos.

    Realmente devemos refletir em todas essas questoes. Como você, não questiono a estrategia do Leandro mas acho que as coisas devem ser analisadas por vários primas. Em verdade, apesar de usar muito a analise tecnica eu nao a vejo como a unica verdade do mundo. Sempre lembro de um ditado que aprendi na minha infancia "todo radical é de certa forma BURRO".
    Vejo que no mercado existem varias formas de analise e dentro dessas formas de analise varias outras possibilidades. Porque entao ficar cego e ter uma somente como verdade absoluta ?

    um abraco e mais uma vez parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Renato, eu já tenho um pensamento diferente. Também li os Axiomas de Zurique, mas não concordo com tudo que ali está. Realizar o lucro cedo é um dos que eu não concordo, por exemplo. Outro é a questão do preço médio, mas aí já é outro assunto.

    Em relação a realizar cedo, eu acho desnecessário. Está certo que é quase impossível acertar qual o topo precisamente, mas por que tanta pressa? Na sua jogada com Bradesco, o que veio depois dele voltar aos 5%? O que teria acontecido se você tivesse permanecido comprado mais uma semana, duas, um mês?

    Fico questionando a questão toda pelo lado da rentabilidade total. Não me interessam dados de uma operação apenas, por mais vitoriosa que seja. A questão no final das contas é evolução do patrimônio. E aí, uma das comparações que acho fundamental é com fundos de investimento atrelados ao bovespa. Se o trader não consegue obter maior ou igual rentabilidade que o IBOV em um mês ou mais, perdeu dinheiro e trabalho.

    Então, é com essa régua que eu gostaria de medir as operações de algum trader mais ativo. No final do mês, contando todas as entradas e saídas, as corretagens, os erros e acertos, qual foi a rentabilidade da carteira? E qual seria se apenas tivesse enterrado a mesma grana em um fundo passivo de Bovespa? Se não ganhou, não valeu a pena. Porque entrou aí trabalho, atenção, dedicação, estudo... sem contar dinheiro mesmo, nas corretagens e stopadas do caminho.

    Talvez um mês seja até um período inapropriado para essas comparações, melhor uns 6 meses, um ano. Seria algo bem interessante para mim ver duas estratégias apresentando seus resultados no final de um período assim.

    Voltando ao realizar cedo, veja aí minha FESA4... estou com mais de 50% de valorização no momento. É verdade que o valor é teórico até que eu realize, sei disso. Mas seria quimérico se eu não tivesse permanecido comprado, não? Lembro quando saí com +20% de ARCZ6, que frustração me deu, dias depois o papel voou até +100%... para quê sair tão cedo? Só para se proteger de ganhar?

    Com todas essas considerações não quero dizer que sei a hora precisa de sair. Pelo contrário, escrever sobre isso me faz pensar mais no assunto, e quem sabe chegar a definir uma estratégia melhor para esse momento.

    ResponderExcluir
  4. Felipe, bem vindo ao blog, obrigado pelo comentário e pelo elogio! Com sua experiência de profissional de mercado e trader, suas opiniões são muito bem vindas. Mesmo no que forem contrárias as minhas! Creio que na análise de divergências surgem grandes oportunidades de aprendizado.

    Quanto a AT, eu não sou xiita contra ela, de jeito nenhum. Nem sou tão afeito assim a AF, até por não saber manejar várias das ferramentas e análises necessárias. Mas acho interessante questionar algumas coisas que de tão repetidas acabam parecendo normais, corriqueiras, e no fundo são apenas escolhas. A AT está super difundida na comunidade de traders da internet, ou pelo menos assim parece. A maior parte dos blogs, dos foristas, e dos sites se dedica a AT. OK, cada um escolhe seu caminho, mas eu vez por outra sinto falta de dados para melhor comparação.

    Em geral os blogs e sites de AT não mostram a rentabilidade total para algum período, como é costume nos de AF. Falam de uma ou outra jogada de sucesso, sem mencionar quantas ali atrás deram errado, e quanto esses erros impactaram nos ganhos totais. Acho essa informação fundamental, até para desmistificar as ferramentas de análise.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, é interessante ver como a AT funciona depois do ocorrido, ou seja, depois do desenho no gráfico ter se formado e o padrão identificado dizer que tudo funcionou como o ocorrido. Mas o interessante e, ao meu ver, o útil seria ver a formação do padrão antes do gráfico se formar, isso ninguém posta, parece que cada vez que acompanhamos a evolução, há um novo diagnóstico sobre o que está acontecendo, uma nova resistência, um novo suporte... Acho que os gráficos tem sua utilidade, eu me baseio muito por eles nas minhas entradas e saídas, mas acho que só eles não dizem muita coisa, acho que é só uma melhor representação dos dados colhidos ao longo do tempo e do comportamento passado, parece óbvio isso tudo, mas acho que assim que os gráficos deveriam ser encarados.

    Acho que nunca disse aqui, mas sou estudante de engenharia civil na usp e o que mais vejo são gráficos de tudo o que você possa imaginar, e para eu me mostrar cético em relação a um gráfico, devem haver bons motivos. Bom, é isso. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Gabriel, é isso aí, penso da mesma forma. Gráficos mostram com absoluta precisão o passado, seja próximo, recente, ou longíquo. Sempre o passado, apenas o passado. São interessantes para analisar o que vem acontecendo, mas não dizem nada sobre o que vai acontecer.

    Ontem ao final do pregão vários analistas gráficos viam possibilidades de triângulo no IBOV. OK até aí, era fácil de ver. Mas e o que vem depois do triângulo? Aí é só indefinição. Eu vejo muito isso nos relatórios de análise da minha corretora. Pode subir, pode cair, pode ficar de lado, sempre pode tudo. E na medida que acontece uma das alternativas, a história passada é reescrita para salientar os aspectos que davam base para aquela hipótese específica.

    Por vezes eu sinto falta de abordar mais o embasamento de cada análise do gráfico. Por exemplo, uma "sombra longa no candle" de fundo mostra que teve uma pressão de compra no final do pregão. O preço chegou a cair bem mais mas voltou a subir. Por que isso indicaria reversão? Só pelo fato de ter formado um fundo em si mesmo, nada mais. É análise do comportamento de um dia apenas, e se bobear , apenas das últimas horas. Pouco como elemento de previsão.

    Bom, essa é uma figurinha fácil de interpretar. Confesso que tem algumas que não me parece ter lógica nenhuma envolvida, como a tal da "pipa empinada".

    ResponderExcluir
  7. Para os pessimistas de plantão... http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/files/621/2009/11/fausto-analise281009.pdf

    ResponderExcluir
  8. stop com -0,5%??? faça-me o favor...

    ResponderExcluir
  9. Stop realmente muito apertado, se for 0,5%. Tem que ter muita confiança de que não vai cair, porque senão perde grana.

    Acho que para trabalhar com tal gestão de riscos, a corretagem tem que ser muito baixa ou pelo menos insignificante frente ao capital aplicado, de modo a perda da transação não incomodar em nada. Não é meu caso. Se eu ficar jogando fora muitas vezes os pouco mais de 30 reais que custa uma transação que fechou empatada, no final das contas vai haver um belo impacto no resultado geral. E estou considerando que a transação terminou empatada... imagina se for perdendo. Vai grana nessa.

    Por isso que questiono os tais 3 a 6%. é um ganho muito apertadinho para compensar direito todos os riscos envolvidos.

    ResponderExcluir
  10. Ola pessoal,

    andei lendo os comentários desse blog e me sinto na obrigação de esclarecer alguns pontos. Assim como Stormer já fui médico e agora sou trader profissional. Ganhei dinheiro na medicina sim mas a bolsa dá muito mais se voce tiver equilibrio emocional e obediencia ao plano de trade. Eu tambem achava que mercado de capitais em bolsa de valores era regado a ganancia. Comprava o ativo porque subiu 20 % no mÊs passado e segurava sem planos e metas. Precisa diferenciar se vc quer ser um investidor da ação em bolsa ou trader que lucar com a variação sazonal do preço. É nessa pequenas variação de 3, 5 ou 6 % que o trade lucra e ganha a vida com limitação dos prejuízos. Depois que vc estuda análise técnica, voce ve o quanto errou ao fazer trades tresloucados. A análise técnica é uma aliada na vida do trader. Funciona na maioria das vezes e falha também. Mas quando falha é ai que entra o trader profissional. Ele tem um stop muito bem definido e sai do mercado. Lucro de 3 % pode virar 25 % na ação que tu tens. Basta conhecer a analise tecnica e como sair do trade. Só o lucro de 3% já seria o suficiente na minha opiniao onde a renda fixa hoje em dia não dá nada. Abraços

    Pereira

    ResponderExcluir
  11. Oi Rodrigo. Sou Thiago Bisi, um dos traders da LS. Aprendi a operar com o Leandro, o qual você comentou que assistiu ao comentário de fechamento. Realmente, o Leandro é muito bom. Considero ele o melhor trader que eu tive o prazer de conhecer. Achei seu post muito interessante e pertinente. Há algum tempo foi disponibilizado no site uma planilha com os ultimos 100 trades divulgados no site. Algo em torno de 5 meses de operações feitas no Comentário de Fechamento e dentro do método que utilizamos. Peça ao nosso atendimento. Você conseguirá entender um pouco melhor como pode ser a evolução de capital e como os trades se comportam. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. falta um elemento pra análise que é o índice de acerto. sem esse dado, não tem como analisar os níveis de stop gain e stop loss.
    sugiro a pesquisa desse valor e então uma nova análise.
    abs

    ResponderExcluir
  13. Acesse www.saberinvestir.com.br e consulte resultados para varios ativos do IBOV, com relatórios de trades, pontos de compra, pontos de venda, ativos vendidos, ativos estopados, baseados em metodos quantitativos.

    ResponderExcluir