terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pensando em PIBB11

Nos debates que seguiram o meu post "Ainda sobre o mesmo assunto..." Robson sugeriu que eu operasse em PIBB11, na estratégia de compras rotineiras. Não é bem meu estilo operar compras rotineiras, até porque não tenho sobras de grana rotineiras para fazer aportes.

Mas fiquei pensando na hipótese de investir em PIBB11 em vez de comprar uma ação específica. Não para a totalidade do capital, mas quem sabe para uma parte, como uma compra defensiva. Ao invés de comprar uma porção de papéis tentando diversificar e reduzir risco, compra-se um que em si já é uma cesta diversificada. Parece como entrar num fundo de investimentos sem os inconvenientes dos mesmos - sem taxa de administração e nem D+1 na saída.

Só que fui olhar a cotação do PIBB11, e me assustei - 94,49 reais no fechamento de hoje! Com um valor tão alto fica difícil operar, pois cada lote sai por mais de 9 mil reais. Claro que dá para comprar no fracionário, mas eu não gosto muito de operar frações, me parece que os custos de transação ficam mais altos. Na hora de vender, você tem 150 ações, tem que vender 100 de um jeito e 50 de outro, paga duas corretagens (pelo menos assim me explicou quem atendeu o 0800 da Ativa).

Me agradaria bem mais se a cotação deste papel fosse mais baixa, possibilitando a idéia de comprar uns lotezinhos aqui e ali, para guardar. Aí seria uma alternativa a considerar nas estratégias.

4 comentários:

  1. Antes da crise do ano passado, eu gostava muito de operar esse PIBB11. Raramente tinha quedas fortes, e costumava ter boas altas nos momentos de euforia. Eis que aí veio a crise, e pibb11 tem baixa liquidez. De repente pareceu que todo mundo queria "se livrar" desse papel, mas quase não havia compradores. Lembro de um dia, naqueles de grande pânico, eu querer vender um lote no after, e simplesmente não pude!!! Não consegui vender!!
    Acontece que, num momento de grande pânico, ninguém queria possuir um papel "teórico". Se é pra segurar um papel num momento de forte crise, que seja de uma grande empresa.
    Fiquei traumatizada com pibb11. Nunca mais operei, nem sequer olhei. Claro que isso foi um caso extremo, "teoricamente" pibb11 é um bom papel. Não quero influenciar ninguém sobre esse papel, não quero menosprezá-lo. Mas acho esse um fato importante, e uma história bem interessante...

    ResponderExcluir
  2. Extremamente importante seu comentário, Fernanda. Liquidez é fundamental. Hoje estamos em alta, mas amanhã nunca se sabe!

    Você não queria influenciar, mas sabendo disso já era toda e qualquer idéia de operar PIBB11! E eu te agradeço bastante por isso!

    ResponderExcluir
  3. é meu querido,
    não tem almoço grátis na bolsa...

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Hj o Mauro Haufeld fez um comentario sobre pibb11- seria interessante ouvirem.
    Abacos
    Egle

    ResponderExcluir