sábado, 9 de janeiro de 2010

Como ficaram meus investimentos em 2009

Ano novo, vida nova! Entramos 2010 com o país cada vez mais sólido em seus fundamentos econômicos, elogiado na imprensa mundial, dando pinta que finalmente vai ocupar o espaço que merece por seu potencial na economia mundial. Ótimo cenário.

Olhando em retrospectiva, 2009 foi um ótimo ano para meus investimentos. Na Bolsa, consegui recuperar todas as perdas nominais do ano de 2008, embora ainda não tenha atingido valores que superem o custo de oportunidade. O gráfico que mostra a evolução do saldo de meus investimentos em ações é muito agradável de olhar, praticamente uma reta empinada acima:


Embora dezembro tenha sido um mês de desvalorização na minha carteira, fechei o ano com uma valorização total de 66,23% sobre o saldo de 31/12/08. Não é um número ruim, embora esteja abaixo da valorização total do IBOV, que pelos meus cálculos ficou em 82,58% (calculei com base em um gráfico do Yahoo Finance). Mas vamos convir, com todos os erros que eu cometi até a metade do ano, seria impossível conseguir acompanhar o Bovespa no período. Todo erro tem seu custo, não há como evitar. Nesse contexto então, fico feliz com meus 63%. E acho que 2010 será ainda melhor. Talvez não com números tão expressivos, mas quem sabe com menos erros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário