sábado, 9 de janeiro de 2010

Evolução patrimonial em 2009

Embora o blog trate quase que exclusivamente dos meus investimentos em ações, eu considero que o principal indicador para análise dos resultados no ano é a evolução total do meu patrimônio. Nessa conta, entra também a valorização dos investimentos em renda fixa, em poupança, e até no saldo em conta corrente. Só não entra (ainda) a valorização de imóveis, porque acho um tanto difícil de quantificar.

Olhando então para os dados de 2009, o que vejo é um excelente ano para meu patrimônio. Evolução de incríveis 50,35% no total, um número verdadeiramente invejável!

Ações: Como mostrei na postagem anterior, tiveram valorização de 56,19% no ano. São responsáveis no momento por 32,1% do patrimônio.

CDB: Obtive uma valorização de apenas 8,66% nesta conta no ano, o que não é grande coisa. É o preço que se paga pela segurança, e 2008 me ensinou a valorizar esse quesito. Essa conta é responsável por 40,0% do patrimônio.

Poupança e conta corrente: Nessa conta não dá para calcular direito a valorização, pois é para onde vão as novas entradas de recursos, provenientes de rendimento do trabalho assalariado. O que sobra da batalha diária, semanal e mensal de conter os custos e equilibrar receitas e despesas aparece aqui. Essa conta é responsável por 27,9% do patrimônio.

2 comentários:

  1. Que interessante... nunca fiz uma conta dessas... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Realmente não é nada fácil lidar com bolsas de valores. Independentemente de quem as administra o ponto importante é entender o procedimento. Para isso eu costumo acessar o www.wintrade.com.br

    ResponderExcluir