terça-feira, 16 de março de 2010

E agora, novato? Vende ou segura?

FESA4 caiu bem ontem, mais de 2% em um dia. Segundo dia seguido de queda. Aquela configuração de alta em que eu estava apostando foi para o ralo. Eu queria entrar em um papel no meio da tandência e apenas acompanhar por um tempo, mas ao que parece acabei entrando em um topo.

Bom, a questão é o que fazer agora. Ficar lamuriando não vai resolver nada, e cenários que não se confirmam são parte indissociável dos investimentos especulativos.

Para pensar melhor na questão, vamos aos dados. Primeiro o gráfico diário:


Marquei em lilás o canal de baixa que o papel rompeu recentemente, que vinha desde o ano passado. E em azul o suporte mais próximo identificado, na faixa dos 12,45. A cotação de fechamento está em preto, 12,55.

O que me levou a comprar foi a configuração de duplo rompimento, tanto de LTB quanto de resistência. Além disso, o setor todo de minérios e metalurgia estava em bom momento, com perspectiva de aumento de preços nas próximas rodadas de negociação.

Objetivamente, o papel ainda não atingiu meu stop de venda, marcado na montagem da operação. Pode atingir hoje, está bem perto.

Mas as dúvidas são as seguintes: até onde deve ir essa baixa? Vê-se no gráfico que a queda tem baixíssimos volumes, o que pode indicar pouca força, e talve pouca duração também. Devo manter a estratégia tal como estruturada na aplicação, ou seria hora de revê-la, e esperar um pouco mais por uma reversão que talvez esteja próxima? Se eu vender no stop e o papel reverter ainda hoje ou amanhã, qual seria a estratégia de ação? Entrar de novo ou ficar assistindo de fora, muito irritado por ter perdido o bonde? E se o papel continuar a queda, quem sabe até retomando aquele canal de baixa, qual seria o novo stop? Qual seria também a sensação de não ter seguido mais estritamente a estratégia traçada nesse caso? Não vai haver também recriminações por não ter feito o que havia pensado antes?

Típico caso de "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

4 comentários:

  1. Já ganhou bastante com o papel? Vende e bota no bolso. Depois, nem olha mais pra FESA, porque se subir 10000%, voce vai chorar...hehehe

    ResponderExcluir
  2. É muito comum um papel, depois que rompe resistência (dupla neste caso...), voltar e testar, fazer pullback (boa hora de compra...).
    Se é isso mesmo que está aí, parece lindo pra voltar a subir!!
    Vale e siderúrgicas parecem querer voltar a subir hoje, e parece-me que FESA vai atrás.
    Eu só estou preocupado com o Dow Jones, que está esticado e chegando no seu objetivo de 10.720 pontos.

    ResponderExcluir
  3. Renato, essa aposta é nova, não ganhei praticamente nada no papel. Preço médio de entrada em R$ 12,45. Já ganhei uns bons trocos com ele antes, em outra operação, mas nesta ainda não.

    Arnaldo, torço para sua análise ser efetivada na prática! Hoje o papel abriu com boa alta, para aliviar minhas dúvidas. Pode ser mesmo apenas um pullback. Acho que vou esperar para ver no que dá. A configuração de alta não está completamente desfeita, embora essa realizada não estivesse nos meus planos iniciais.

    ResponderExcluir
  4. Fui ver o gráfico da FESA de perto.
    No meu entendimento, não está confirmado, mas se prepara uma bela configuração de alta.
    Entretanto, no curtíssimo prazo, estava muuuuuito esticada, e ainda está muito distante da média móvel. (Média móvel é como um imã, puxando pra cima ou pra baixo. Pra baixo, neste caso...)
    Vejo a possibilidade de cair até por volta dos 12 e pouco...
    No semanal está ficando bonita, se não cair muito...
    Essa ação tem baixa liquidez, pra especular penso que uma de maior liquidez é bem melhor.
    Claro, tudo isso é o que "eu acho"...

    ResponderExcluir