sexta-feira, 19 de março de 2010

Tá difícil de passar dos 70 mil pontos!

Pelo jeito consegui novamente comprar no topo. Estou me especializando nesse tipo de operação ultimamente. A aposta era em continuidade da alta, todos os indicadores eram favoráveis, todos os gráficos foram consultados, mas aí a mística do topo entrou no jogo. Resistência é resistência, tá aí para impedir que se vá além mesmo.

Não é a atitude correta a fazer, mas chega de vendas nesse mês. A menos que a situação se torne periclitante no geral, vou manter as posições atuais até o mês que vem, no mínimo. Hoje não me parece estar fazendo grande besteira, mas na verdade o futuro vai dizer. Eu acho que esse topo está para ser rompido uma hora dessas, e vou esperar um tanto mais por isso.

Uma coisa que tenho percebido nessas últimas semanas de movimentação mais frequente, é que os ganhos tem sido muito pequenos. Se eu tivesse ficado quieto com as posições que tinha desde junho do ano passado, estaria melhor agora que estou. Entrar e sair toda hora é quase sempre uma furada.

5 comentários:

  1. Cada investidor tem sua estratégia.
    Alguns "ganham mais dinheiro" no buy-and-hold, e outros ganham mais dinheiro operando o tempo todo.
    No teu caso, com sua permissão, falta entender um pouco mais como funciona o mercado. Você interpreta os gráficos a tua maneira, e não como de fato eles se apresentam.
    Creio que você precisaria fazer um curso mais "sério" para compreender melhor o mercado.
    O MERCADO É COMO É, E NÃO COMO NÓS QUEREMOS.
    A Bolsa caiu hoje, é verdade, mas, por incrível que pareça, essa queda não mudou ainda a configuração de alta.
    Eu acredito que vamos romper os 70/71k, e que vamos ao TH. Estou comprado em PETR, GGBR e VALE. Observando minhas ações hoje, elas se comportaram dentro do "previsível", não houve nenhuma surpresa. E veja que incrível, eu fiquei feliz que minhas ações comportaram-se bem, mesmo com a queda!
    Você deveria ficar satisfeito pelo mesmo motivo. FESA segue firme e segura em sua configuração de alta, e VALE ainda mostra muita força, e configuração de alta bem clara.
    Procure entender melhor o mercado, e aceitar seus movimentos, que você ficará muito mais satisfeito, e provavelmente ganhará mais dinheiro! hehe...
    Um abração

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo, obrigado mesmo pelo comentário tão sincero. Realmente sinto falta de um curso mais sério, apesar de todas as leituras que fiz e faço a respeito. Percebo que troco muito de estratégia nas operações, muitas vezes no meio delas. Também há uma questão emocional bem presente, me incomodam demais as perdas, como se toda operação tivesse a obrigação de dar certo.

    Quanto a interpretação dos gráficos, eu sou muito, mas muito amador nisso. E também fico variando ferramentas e até interpretações. Por causa disso, nesses últimos tempos venho lendo com mais cuidado a análise técnica da corretora, mas acho que não tem ajudado. O tempo da análise lá é de tão curto prazo que de um dia para outro muda tudo, me deixando meio perdido. Em um dia a VALE5 estava com uma bandeira configurada e objetivo em 55 reais, no outro já tinha topo duplo e ia cair até sei lá quanto...

    Acho que o grande lance é encontrar mesmo uma estratégia de ação que me deixe confortável. Vez por outra eu invento de operar com base nos gráficos, entradas e saídas, mas logo me incomodo. Talvez meu lance seja outro, muito mais buy&hold mesmo. Ando pensando nas compras por DY também, como alternativa.

    Bom, de qualquer modo, seguiremos em frente. AS posições atuais estão montadas e serão mantidas, na verdade continuo acreditando na alta. Acho que o mercado está com alguma dificuldade de ir adiante dos 70 mil pontos, mas é normal que isso aconteça em uma resistência mais significativa. Daqui a pouco passará, penso, e tudo vai valer a pena.

    ResponderExcluir
  3. Veja o exemplo da FESA4.
    Vi o gráfico, e acho que você fez uma boa interpretação. A ação configura-se pra subir mesmo. Porém... Quando o ativo rompeu a resistência, já estava esticado, e distante da média móvel. IMPLORAVA por alguma correção, que o aproximasse da MM. O que fazer? Rompeu resistência, ótimo! Se está longe da média, então temos que esperar um pullback na resistência, ou na antiga linha do canal de baixa. E parece que é isso que a ação fez. Viu como a análise técnica está funcionando? Você fez tudo certo. Faltou olhar a média móvel...
    Outra coisa que eu falei há uns dias; que nossa Bolsa estava Ok, mas a Americana e o petróleo estavam esticados, e poderiam corrigir. É o que está acontecendo agora... Creio que neste momento devemos ficar de olho no Dow Jones. Lá fechou bonito, acima de uma antiga resistência. Se permanecer firme, a nossa Bolsa vai junto... Os estrangeiros também compraram muito por aqui nos últimos dias. Não acredito que irão vender tudo já...
    Claro que na Bolsa não há certezas, mas é isso que estamos vendo agora...

    ResponderExcluir
  4. Falando em DJIA, tenho visto o gráfico dele todos os dias, no relatório da corretora. Me parece mais esticado que o do IBOV, para ser sicero. O que me leva a pensar se não vem uma realizada geral aí na frente.

    ResponderExcluir
  5. Sim, certamente está mais esticado que o Ibov.
    Pode sim, realizar mais. Mas, fechou bem a semana, indicando uma perspectiva positiva, mesmo que haja correções intraday e durante a semana.

    ResponderExcluir