quinta-feira, 17 de junho de 2010

E vai dando queda

Todas as análises que eu li apontavam alta para o IBOV, uma boa parte delas para a PETR4 e para a GGBR4. Aí o mercado hoje começou bem otimista, dando a entender que seria por aí mesmo. Mas não foi. Virou para baixo, e está em queda. Claro, ainda pode mudar até o final do dia, também.

Isso é só para mostrar que por mais que se analise, por mais ferramentas que se utilize, o que se obtém é no máximo uma possibilidade, nunca uma certeza. O futuro é sempre incerto, indecifrável.

Isso quer dizer que a análise é inútil? Claro que não. Com uma boa análise a gente pode aumentar a chances de ganho. Deixa de ser apenas sorte e acaso. Mas não há lógica infalível, então por vezes as coisas dão errado.

Bom, eu não entrei de novo, não comprei nem Petrobras nem Gerdau. Cheguei perto disso, mas como era início de pregão, preferi esperar para ver o que rolava durante o dia. Dependendo, compraria ao final do pregão, talvez no after-market. Mas agora já me parece melhor esperar um pouco mais, quem sabe amanhã.

4 comentários:

  1. Rodrigo, as análises que eu li apontavam "correção". Uma pequena queda, pra logo depois continuar a alta. Todas as análises que eu li diziam, e dizem, isso. Eu até coloquei aqui pra você análises da GGBR e PETR que indicavam queda pra depois voltar a subir. Eu amanhã de manhã, provavelmente, vou comprar GGBR4, e algumas opiças da PETR4. GGBR, no meu entender, ainda está linda.

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo, veja o relatório de AT da Ativa:

    "PETR4 o candle de ontem rompeu a sugestão de entradas na faixa dos 29,25 e ao longo do dia seguiu em alta buscando o objetivo, 30,38 e fechando acima da resistência das médias. O momentum confirmou as expectativas de que mostraria ganho, com o candle fechando acima da sugestão de entradas. Hoje para seguir ganhando momentum de alta temos que fechar acima 29,94 / 30,00. O pivot de alta está armado e é confirmado no rompimento e fechamento acima do objetivo de curto prazo, 30,38."

    "IBOVESPA como ocorrido nos últimos dias a média 3 foi testada ao longo do dia, mas o candle fechou acima, dando seqüência a tendência de alta, tendo ainda como objetivo a projeção de fibonacci na faixa dos 66,500. O candle formado ao fim do dia é de indecisão na tendência de curto prazo, mas com as médias abertas para possíveis altas, podemos romper a máxima de ontem. A média 8 já está bem junta da LTA citada ontem, o que pode reforçar esta área como suporte."

    A GGBR4 não vem analisada no relatório, mas no fórum vi isso:

    "Equipe Analise Tecnica
    GGBR4 segue nesse momento rompendo a resistência dos 25,75, onde acima pode buscar o fechamento do gap, na faixa dos 26,37."

    Já naqueles links que você passou, a GGBR4 realmente tinha uma análise negativa, mas para a PETR4 o que vi foi só entusiasmo!

    ResponderExcluir
  3. Arnaldo, tô de olho nas duas, mas quero comprar só uma. Qual você acha mais interessante? Fiquei parado nessa dúvida olhando o HB aberto ontem.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, pois os analistas/operadores que eu leio, todos eles alertaram para uma possível realização... Dalton Vieira, Blog do Long, site do Ghitnick, e o fato de o Ibov estar um pouco "esticadinho" e batendo em resistências... Procuro ler uns quatro ou cinco analistas, pra tirar uma "média", considerando que um ou outro pode "errar"... Análise da minha corretora eu nunca leio... Sobre Petr e Ggbr realmente não posso "indicar"... Creio que as duas estão boas, considerando que teremos uma pequena correção, para depois voltar a subir. Precisamos ficar atentos à média móvel de 200 dias. O Dow Jones está acima, mas ainda não "firmou". E nós estamos abaixo, com um pouquinho de "medo" de passar pra cima...

    ResponderExcluir