quinta-feira, 24 de junho de 2010

Melting down, huh?

Que quedas, hein? Tombos de 3,3% na PETR4, 2,68% na FESA4, 1,81% na VALE5! Galera se assustou com alguma coisa maior por aí que eu ainda não vi qual foi? Tá certo que eu mesmo esperava um tanto de baixa já há algum tempo, mas um degrau desses em um único dia, não.

11 comentários:

  1. E aí Rodrigo, tudo bem?

    Estou quase comprando GGBR4, ultima cotação 24,90, como estão as análises que você tem visto? Você acha que essa queda hoje foi só correção?

    Abraço

    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, a princípio é uma queda "normal", visto que o Ibov estava "esticado" no diário. Dizem que podemos ir até 61k sem muito comprometimento da tendência de alta. Podemos parar nos 63k, 62k e até nos 61k. Isso poderia até fazer um bonito desenho de alta. O que anda preocupando é um desenho feio no Dow Jones; risco de OCO bem feio lá. Na questão fundamentalista, a crise na Europa ainda pode incomodar (ou não, ninguém pode garantir...) E a Petrobras, todo mundo sabe... Capitalização, nova regulamentação etc, etc...

    ResponderExcluir
  3. acho que o principal aqui nao está sendo levado em conta.
    PETROBRAS por exemplo, está em tendência de baixa.
    até onde vai ? pode ir até 1 real. não se sabe. AT nao tem nada a ver com capitalização ou noticias ou fundamentos.
    ta la no grafico pra quem quiser ver.

    ResponderExcluir
  4. Robson, AT é muito divertido e útil, mas existe um mundo real por trás dos candles e linhas de tendências. Não há nenhuma chance de PETR4 cair a 1 real num horizonte imaginável.

    Agora, pode cair a 21? Pode, está dentro de uma faixa de operação. Se o mercado todo entrar em tendência de baixa forte, como em 2008, pode até ir mais baixo. Seria uma oportunidade fantástica para excelentes compras.

    Nunca é demais lembrar que gráficos só mostram o comportamento passado dos investidores, nunca o futuro. E previsão do futuro com base em padrões do passado funciona muitas vezes, mas não em todas, porque se tem um atributo que os seres humanos apresentam, é o de srem imprevisíveis.

    ResponderExcluir
  5. hahaha.
    Agora fiquei na dúvida se escrevi mal ou voce leu alem do que escrevi.
    Em nenhum momento eu pensei em insinuar que a AT indica que PETR4 tem alvo em 1 real. Se foi isso que pareceu, desculpe. Totalmente fora de questão esse valor... por enquanto.
    A intenção foi apenas de dizer que enquanto um papel está em tendência de baixa, ele pode seguir caindo até 1 real, ou mesmo centavos, como foi o caso de Telebras, só para citar 1 exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal meu nome é Miguel Botelho e gostaria de compartilhar com vocês, já que faz parte do mesmo assunto, o meu blog sobre análise Técnica http://analisetecnicarj.blogspot.com/

    Desculpe se soou como propaganda mas acho que na bolsa todo tipo de informação é útil.

    Visito todos os dias o blog novato na bolsa e acho muito importante que sempre tenham pessoas corajosas para compartilharem sua verdadeira visão de mercado, parabéns ao blog novatonabolsa.

    att,
    Miguel Botelho

    ResponderExcluir
  7. Ei Miguel! Obrigado por suas palavras!

    Também visito seu blog com frequência, princilpamente quando quero ver uma boa análise de PETR4 e VALE5.

    Robson, eu debati sua colocação porque me pareceu muito fanática na AT, e cega ao resto. Claro que cada um tem suas preferências e posicionamentos, mas o meu é mais pelo meio termo. Gosto e uso de vez em quando as ferramentas de AT, mas também acho fundamental saber e entender de fundamentos, e ter a noção de que são eles que regem a orquestra no final das contas.

    Se TELB4 caiu a centavos, não foi pelos gráficos, mas pelos fundamentos. Ao privadoarem todos os seus ativos, que restava de valor para ser refletido nos papéis? Algo parecido está acontecendo com a BP, embora ainda não se tenha clareza do virá pela frente.

    ResponderExcluir
  8. Ah bom.
    Se para analise fundamental um ativo oscilar entre 40 e 21 reais é normal, tudo bem.
    Te desejo sorte então em comprar tais ativos na banda de baixo dessa faixa só baseado em seus "indicadores fundamentais".
    Enquanto isso, sigo os numeros que a AT aponta para fazer meus trades.
    Se está em tendecia de baixa, sigo vendendo.
    Na hora em que identificar uma reversão de tendencia, paro de vender. Independente do que os "fundamentos" estiverem apontando.

    ResponderExcluir
  9. Robson, oscilação é igual a ruído, a definição depende de quem a faz. Dependendo do investidor e dos prazos e estratégias que utiliza, a faixa entre 20 e 40 pode bem ser considerada tranquila. Ou mais, a queda a 20 pode ser muito mais uma oportunidade que um problema.

    Eu não desmereço as ferramentas de AT, e até as utilizo em algumas jogadas. Mas não sou nem um pouco radical nisso. Gosto muito de estratégias fundamentalistas, e só não as estou utilizando mais, é porque meu prazo de aplicação caiu muito nesse ano por conta da idéia de comprar uma casa. Mas depois dessa compra, pretendo montar uma carteira voltada para rendimentos e longuíssimo prazo.

    ResponderExcluir
  10. Como sugestão, indico o livro de Benjamin Graham, para você ler um dia desses. Pode nunca utilizar ou mesmo gostar de análise fundamentalista, mas acho que sempre é bom conhecer um pouco mais das coisas.

    ResponderExcluir