terça-feira, 8 de junho de 2010

Mas que droga!

Péssima hora para estar investido em minérios.

A verdade é que eu deveria ter saído disso há muito tempo. Comi todas as moscas do mundo, fiquei acreditando em quimeras, naquela esperança de principiante bobo de que "amanhã sobe".


O pior é que a cada dia eu fico pensando que é hora de sair, mas reconsidero achando que na verdade a hora já passou e eu perdi, e agora já nem vale mais a pena. Só que nada impede que caia ainda mais... aliás, a tendência é essa mesmo, todos os gráficos mostram. Por que diabos eu estou acreditando em operar contra a tendência?

----

Agora o outro lado. Não é que esteja acreditando em operar contra a tendência, ou achando que vai reverter amanhã. É que resolvi atravessar a crise comprado mesmo, como falei em postagem anterior. A idéia é comprar valor, empresas sólidas com bons fundamentos e boas expectativas de futudo. Neste sentido, não se fica fazendo entradas e saídas, apenas deixa-se a coisa rolar e espera-se o cenário todo melhorar. Porque na verdade eu acho que vai melhorar, e que esse salseiro todo está muito superestimado.

----

Mas uma coisa é fato, eu estou comprado a preços muito altos. Não foi uma boa compra, porque foi muito perto dos topos, e acima das médias móveis. Eu acreditava em rompimento, a aposta era essa. Não rompeu e eu não saí quando deveria. Deixei uma operação vitoriosa se transformar em perdedora, um erro clássico.

----

Como se vê nessa postagem, estou oscilando entre estratégias e explicações com diferentes bases. Falta consistência no pensamento e na ação.

4 comentários:

  1. Bom, ontem já fechou com uma pequena alta em VALE5, e hoje tanto VALE5 quanto fESA4 estão em alta. Será que começou uma bem-vinda reversão? As notícias européias já não são tão ruins, o PIB brasileiro deu um salto incrível de +10% no primeiro trimestre do ano, quem sabe um pouco de otimismo contamina os mercados aí.

    Enquanto isso, a operação com PETR4 tá indo muito bem, no momento +8,5%. Atualizei ontem o stop-loss para um tanto mais acima, de modo a proteger não apenas o investimento, mas uma parte simpática dos lucros já obtidos.

    ResponderExcluir
  2. Mas que barbaridade, depois de ficar o dia todo acima dos alegres +1%, PETR4 fecha do dia no negativo! Será a confirmação de um topo? Segundo a corretora já faz alguns pregões que o gra´fico indica topo.

    ResponderExcluir
  3. É verdade que a alguns pregões já se aguarda o topo, vamos ficar atentos para a perda da mín de hoje no pregão de amanhã que pode vir a dar início ao movimento de correção.

    ResponderExcluir
  4. Pois começanos novo dia em cenário otimista. Todos meus papéis em alta. Nada espetacular, mas positivo. Continuo só de olho.

    O stop da PETR4 tá marcadinho um tantim abaixo do suportezinho mais próximo, segundo a análise da corretora de ontem.

    ResponderExcluir