sábado, 30 de maio de 2009

Busca avançada de pechinchas

Estou pesquisando papéis que me pareçam interessantes para uma nova entrada. A base de dados para encontrar as ofertas é o site www.fundamentus.com.br.

Comecei pela Busca avançada por empresa. Critérios para a pesquisa:

- Preço/Valor patrimonial entre 0.00 e 1.00 - quero empresas que estão sendo vendidas abaixo do seu valor patrimonial. É o que me parece pechincha, em primeiro lugar. Claro que deve haver vários bons negócios acima desse limite, mas resolvi começar por aí.

- Preço/Lucro entre 0.01 e 10.00 - quero empresas com payback abaixo de 10 anos. Mas também não podem estar no prejuízo, por isso eliminei os valores negativos.

- EV/EBIT e ROIC maiores que 0.01 - Novamente, não quero empresas com retorno negativo. A idéia não é apostar em micos ou empresas com problemas no momento (em prejuízo), mas empresas que não estejam particularmente valorizadas no momento. Saber o porquê da desvalorização é uma etapa posterior.

Cliquei em pesquisar, e copiei a planilha gerada para o Excel, para poder trabalhar melhor os dados. Aí apliquei uma série de critérios mais:

- Manter apenas uma ação por empresa - na lista aparece muitas vezes mais de uma ação para uma mesma empresa. Deletei os repetidos, deixando só o de maior volume negociado.

- Manter somente ações negociadas diariamente - não quero papel que leve dias para negociar. Esse dado só dá para ver nos gráficos, a lista do Fundamentus não mostra precisamente.

- Aplicar cálculo da Magic Formula - classificar a lista de forma crescente por EV/EBIT, e numerar. Depois classificar de forma decrescente pelo ROIC, e também numerar. Somar as duas colunas numeradas, e classificar essa nova coluna. Quanto menor o número, melhor o papel, segundo as idéias de Joel Greenblatt.

- Evitar repetição de mesmo setor - Já que a idéia é encontrar um papel apenas, não é preciso ver várias empresas de um mesmo setor. Na lista até aqui há umas 4 empresas de energia elétrica, outras tantas de construção, e por aí afora. Fica apenas a de melhor índice Magic Formula.

A lista que restou depois de todos os critérios aplicados é esta, já na ordem Magic Formula:

FESA4 - FERBASA PN - Siderurgia e Metalurgia
EZTC3 - EZTEC ON NM - Construção e Engenharia
TUPY3 - TUPY ON - Material de Transporte
CLSC6 - CELESC PNB N2 - Energia Elétrica
SAPR4 - SANEPAR PN - Água e Saneamento
BEMA3 - BEMATECH ON NM - Computadores e Equipamentos
PTNT4 - PETTENATI PN - Tecidos, Vestuário e Calçados
PFRM3 - PROFARMA ON NM - Comércio e Distribuição
ROMI3 - ROMI ON - Máquinas e Equipamentos

E agora, em qual dessas barcas entrar? Vou dar uma melhor olhada nos gráficos para ver como andam nos últimos meses e anos. A idéia é apostar todos os trocados disponíveis em um papel só, que pareça ter bom potencial para um prazo não muito longo (meses).

2 comentários:

  1. Grade maioria dos papeis ai tem uma liquidez baixíssima ou quase nenhuma hein! cuidado aí!

    ResponderExcluir
  2. bacana seu método de "caçar" ações baratas. :D
    depois com calma vou tentar aprender um pouco sobre esses nomes cabeludos P/L VPA EBIT, etc...

    :D

    ResponderExcluir