sexta-feira, 1 de maio de 2009

Análises e dados de fim de mês

Vou me atrever a mais uma daquelas análises gráficas do IBOV. Começamos olhando o gráfico, 1 ano, semanal.


1 - Atingimos o topo do canal de alta, zona de alta probabilidade de reversão, como eu já tinha apontado na análise anterior. Mas naquela, ainda havia espacinho para mais um pouco de alta. Agora batemos o topo mesmo, se continuar subindo forte vai romper resistência. Pode acontecer, claro, mas vai ser bem surpreendente. Até porque olhando o gráfico se percebe que o ritmo de subida decresceu ao se aproximar da linha superior do canal.

(Um detalhe interessante a ressaltar - a naálise não é a mesma usando gráfico diário. No diário ainda não tocamos o topo do canal de alta)

2 - Estamos desde 9 de março assistindo semanas exclusivamente positivas. São 8 semanas seguidas de alta. Por que tanto otimismo por aí? Não sei, e quem souber me ajude a entender.

3 - Hoje a linha de base do canal aponta os 41 mil pontos como área de compra ideal. Claro que precisamos de uma queda bem forte para chegar aí, mas a lição é "não pense que comprou bem se não conseguiu esperar esse momento".

4 - Outra lição que eu tiro dessa análise é "qualquer compra agora deve ser considerada de alto risco". Especialmente se não for com prazo bastante longo, que compense uma possível queda logo depois da compra e um bom tempo até recuperar.

Um comentário:

  1. Olá Rodrigo,
    Concordo em parte com sua avaliação mas acho que esse movimento pode chegar nas proximidades dos 50000 pontos.
    Os indicadores ainda são positivos porém bastante esticados.
    Acredito que ainda tem algumas boas oportunidades mas entrar agora, principalmente pra quem não acompanha o mercado de perto é um risco.
    Abraços

    ResponderExcluir