quarta-feira, 6 de maio de 2009

Disciplina

Que coisa linda é assistir um belo rally de alta como este, quando se está totalmente comprado! Pena que eu não estou totalmente comprado, por conta da saída da ARCZ6. Estou com pouco mais da metade do capital investido, a outra metade está "disponível".

E vai continuar disponível, como já falei. Não tenho coragem de comprar depois dessa festa de irracionalidade toda que estamos vendo nesses dias. Definitivamente não é a hora. Quem comprou antes aproveitou, quem não comprou por favor não entre na pilha que não tem festa que não acabe.

Sobre a ARCZ6, estou pensando em tirar esse grafico aí do lado, porque já está me dando nos nervos! Até onde vai esse papel? Bateu longe qualquer meta que eu tinha me proposto. Só o que me consola é que mesmo que eu não tivesse vendido por proteção a 2 reais, teria saído por stop-gain aos 2,50.

Eu devo dizer que penso muito nessa operação com ARCZ6. Meu lado racional me consola dizendo que fiz a coisa certa, que não tinha como adivinhar que dois dias depois haveria um mega-rally de alta naquele papel. Mas não consigo evitar de sentir uma frustração danada, por ter apostado no papel quando ninguém queria, mas não ter tido a coragem de mantê-lo até a hora devida. No final das contas saí com 20% de valorização, que se for olhar, é índice bom para uma aplicação NO ANO, mas que no contexto fica parecendo uma ninharia.

11 comentários:

  1. Tenho o mesmo sentimento seu Rodrigo.
    Hoje mesmo vendi o resto das minhas ações da Aracruz, fiz 20% também.

    Todo dia eu falo: pronto, agora vai cair, não vou comprar.
    E a danada vai lá e sobe 10%

    Se eu tivesse comprado da primeira vez que pensei isso, que ela ia cair e não subir, eu tinha feito cerca de 100%.

    Mas não é de "se" que vive a bolsa, não é mesmo?
    Mesmo sabendo que a ARCZ6 pode subir mais amanhã e me deixar triste por ter vendido hoje, me consola saber que realizei um bom lucro na ação.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de aproveitar o post para perguntar, a quem se disponha a responder, como vocês costumam utilizar o STOP. Tão logo faça uma compra?
    Ontem tive meu primeiro erro na bolsa (só estou a 20) tendo prejuízo no papel BRKM5. Conforme as notícias (após a compra de outra empresa e tal...) pensei que este papel iria as alturas.
    Meu primeiro erro não foi ter entrado no papel tão logo a bolsa tenha aberta, pois o preço estava bom. Então, deixei a disciplina de lado e tentei comprar no preço que fosse (tinha "certeza" que iria subir). Consegui comprar e coloquei um STOP de 3% de perda. Não deu 20 minutos e fui STOPADO. Depois o papel voltou a subir...

    Então, novamente, eu pergunto: Qual a melhor hora de colocar o STOP?

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. E lá vai a ARCZ6 com mais 9%...

    md, eu particularmente não uso Stop, é muito traiçoeiro. Acho que prejudica mais que ajuda. Prefiro ficar sempre de olho nas variações e agir quando achar necessário.

    No meu caso é fácil pois só opero em 3 ações.

    ResponderExcluir
  4. Ph, já está caindo a ARCZ6, e caindo forte. Abriu perto dos 4 mas já está no 3,40 agora, quando olhei. Mas não cai sozinha, ao que vi tudo está caindo junto. Será o fim da festa?

    md, tem uma porção de postagens falando de stop aqui no blog, só não sei te dizer como buscá-las diretamente. Talvez o google ajude...

    Para mim, até hoje os stops ajudaram muito mais a perder dinheiro que a evitar perdas. Já tentei usar de várias formas, com margens estreitas e largas, móveis ou fixos, e de todos os jeitos me dei mal. Hoje prefiro ficar acompanhando e tomando a decisão quando necessário. Apenas em situações específicas em marco um stop - como agora na GGBR4. Não quero assistir esse papel entrar de volta no prejuízo, então coloquei stop-loss perto do preço de compra.

    ResponderExcluir
  5. Vou entrar na discussão que tá boa.
    Rodrigo, não se martirize à toa, você tinha uma estratégia e a seguiu à risca. No mercado tem que ser assim. Já pensou se você resolvesse desistir da sua estratégia hoje e comprasse novamente ARCZ6? Aí sim teria motivo para sofrer.
    Uma estratégia errada é melhor do que não ter estratégia.
    O pecado foi subestimar o papél e seus indicadores que apontavam alta firme. Mas o mercado sempre dá novas chances ena próxima você não vai vacilar.
    Sobre stop, eles são essenciais. O choro foi maior no ano passado pq ninguém botava stop, o mercado estava enlouquecido e a ressaca foi maior. Quem tinha stop não chorou.
    Onde colocá-lo depende da sua gestão de risco e estratégia de entrada. A estratégia deve ser programada antes da abertura do mercado. Aí sim o stop estará bem posicionado.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, valeu a força. Concordo com você em relação às estratégias.

    mas já não concordo em relação aos stops. Já tentei várias configurações dos mesmos, nenhuma me agradou por completo. Como falei antes, perdi mais por causa dos stops do que por não tê-los. Não que nunca os use (no momento mesmo tenho um configurado na GGBR4), mas uso com muito comedimento.

    Você poderia explicar melhor qual a configuração de stop que utiliza. 5 ou 10% de queda? 2% sobre o total do capital investido (como Elder)? Qual a sua estratégia para os stops?

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu dou 2% do preço de entrada. Faço isso porque vou gastar mais uns 2% com corretagem nas duas operações (compra e venda).
    A regra que uso é básica: vejo onde estar o suporte no diário (melhor ainda se for diário e semanal) e programo a entrada no intr-day nas proximidades desse preço. às vezes não dá para pegar o valor exato, mas por exemplo, se chegou lá perto, fez fundo e daí um pivot de alta (tô falando do intra-day) aí entro também, porque não tem como voltar e se voltar, aquele fundo é o stop. Não sei se você entedeu.
    Dá muito certo quando operamos seguindo a tendência do semanal. Contra a tendência, a coisa complica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. @phpones
    Estou começando a pensar assim. O problema é que eu não tenho o dia todo pra ficar vendo as cotações...

    @Rodrigo
    Tem razão, deveria ter procurado no blog antes. Ah, e pra utilizar o Google é só digitar assim:
    "site:novatonabolsa.blogspot.com STOP"
    Obs: Sem as aspas.
    Ou pode acessar diretamente este link:
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=site%3Anovatonabolsa.blogspot.com+STOP&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=

    Sobre os STOPS que eu já utilizei, eu sempre coloco em 3%, no máximo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. md, muito interessante esse esqueminha google aí. Não conhecia. Apareceu uma porrada de postagens a respeito de stops! Nem eu tinha noção de que já tinha escrito tanto sobre o tema.

    Marcelo, 3% me parece um limite muito estreito, deve dar violinadas homéricas. E confesso que sua fórmula ainda me pareceu um tanto complexa, vou ter que ler com mais cuidado para entender direito.

    Eu só vejo sentido em stops configurados a partir de suportes muito bem identificados, de preferêmncia no semanal. Mas na prática, esses stops assim configurados acabam ficando tão longe que acho melhor nem tê-los.

    Também se pode definir stops como mecanismo de proteção da grana, quando as jogadas são curtas e não se tem disponibilidade para suportar muita flutuação. Ou quando a jogada é de extremo risco, papel sem muito fundamento, aposta mesmo.

    Agora, colocar stop em Petro, Vale, Gerdau, Usiminas e afins para mim é bobagem. Espera que o papel retoma o valor. Todos os stops que coloquei nesses dois papéis me deram prejuízo.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo,
    Eu realmente já fui limado algumas vezes e o papel subiu depois, mas não me arrependo não.Até porque agora minhas compras são bem no fundo intra-day, de preferência após um fundo duplo. Isso melhorou muito minhas entradas.
    Dá um trabalho danado mas compensa. Concordo com você que é difícil um bom suporte semanal mas é possível sim e vale a pena esperar.
    Só como exemplo, eu tô muito de olho em JBSS3 que fez fundo bem na média móvel simples de 65 períodos no semanal e de um suporte.
    Vou colocar daqui a pouco no blog e você checa. Pode dar uma entrada boa segunda feira.
    Sobre PETR4, VALE5 e afins, não seria melhor ter um suporte em junho do ano passado e voltar depois da tempestade?
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Desculpa, no final não era suporte e sim stop.

    ResponderExcluir