segunda-feira, 4 de maio de 2009

Eu, profeta?

Vamos ser sinceros, eu na função de profeta sou uma grossa porcaria. Analisei aí que o mercado ia cair, que já estava esticado e tal, e o que aconteceu? A maior alta desde janeiro! Mais de 6% em um único dia!

O lado bom do meu erro é que minhas duas posições restantes subiram muito bem. Na Gerdau, finalmente voltei ao positivo, ultrapassando os 16,30 da compra mal feita. Alta de impressionantes 9,2% só hoje. Vou até aproveitar a chance para colocar um stop de proteção! Chega de carregar papel no prejuízo.

Na Vale, falta ainda um tanto para entrar no positivo (em 35,60), mas a alta de 8,7% é uma delícia até de olhar! Fechou o dia a 33,14, superando o topo anterior, que vinha sendo difícil de vencer!

Agora, no geral ainda falta muito para apenas recuperar as perdas do ano passado e voltar ao valor do início das operações. Na verdade, duvido muito que eu vá chegar até lá, porque estou com planos muito próximos de desinvestir para comprar um imóvel.

Posição da carteira depois desse dia muito alegre:

GGBR4 - 300 x 17,15 = 5.145,00
VALE5 - 300 x 33,14 = 9.942,00
Disponível - 12.597,00
Total - 27.684,00

Ninguém me perguntou até quando esses 12 mil vão continuar disponíveis, mas eu digo - provavelmente não voltam mais para as operações. Devo solicitar a transferência deles para a conta do banco, já pensando no projeto imóvel. Mas mesmo que não fosse retirá-los, continuo pensando que agora não é hora para comprar nada. Quem tiver paciência encontrará melhor momento.

4 comentários:

  1. Olá Rodrigo, Acompanho seus posta a muito tempo. É sempre bom ver outras pessoas na mesma situação que nós.

    Gostaria de convidar você para participar a promoção que estou oferecendo no meu blog, dá uma olhada:
    http://www.investidoriniciante.com.br/2009/05/promocao-de-aniversario-investidor-iniciante/

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    Falei que iria a 55k ainda este ano...
    As notícias têm sido "menos piores", e isso faz as bolsas subirem.
    Por vezes penso se eu não deveria sair da Bolsa também, e fazer outras coisas mais "produtivas", menos estressantes.
    Talvez seja até mais saudável viver na economia "real", imóvel, emprego etc.
    Ah, sim!! Essa notícia de hoje nos EUA, de melhoria no setor imobiliário, é muito bom para a Gerdau, que vende lá para a construção civil.

    ResponderExcluir
  3. É Rodrigo, não dá pra ser profeta!
    Mesmo os analistas financeiros não são, senão eles estariam ricos.

    Veja a ARCZ6 novamente (desculpe citá-la novamente, deve dar raiva em vc...rsrsr), já está nos 3,00! Ah se eu tivesse esperado...

    Hoje executou um STOP meu em TEND3. Obtive um lucro de 4%, nada mal para um palpite sem muitos fundamentos.

    Como não dá pra ser profeta, até os lucros eu tenho que gerenciar, vendendo tão logo chegue ao meu objetivo (ou perto).

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. André Santos, agradeço o convite, mas não me interessa participar de promoções deste tipo. Boa sorte e sucesso com seu blog.

    Arnaldo, 55k no final do ano é uma proposta plausível. Mas o rally de alta parece trazer 55k para agora mesmo. Não consigo ver substância nesse movimento todo, e continuo com a impressão que essa bolhinha vai estourar a qualquer momento.

    MD, não posso mais nem ver ARCZ6... mas faz parte, tem que aprender a lidar com essas coisas. Passei por algo bem parecido com GGBR4 no ano passado, entrei a 52, saí a 64, mas depois o papel foi até os 80, e eu já tinha vendido. Bem desagradável, apesar do sucesso da operação.

    ResponderExcluir