quarta-feira, 29 de abril de 2009

Contrasenso

Tem uma estória no mercado de renda variável que diz que quando os jornais e revistas de negócio começam a estampar manchetes positivas a respeito dos ganhos da bolsa, estamos pertinho de acabar a festa.

Acho que é o momento está próximo. Os jornais, revistas e sites estão cheios de manchetes com os fantásticos índices de rentabilidade da Bovespa 2009, que atingiu 47 mil pontos. São mais de 25% de valorização no ano. Já estamos tocando a linha superior do canal de alta. Por tudo isso, creio que uma queda boa provavelmente se aproxima. (entrei numas de profeta do apocalipse...).

Falando em queda, parece que a ARCZ6 atingiu seu topo nesse canal de alta. Bateu nos 2,79 e fechou hoje nos 2,55. Esse movimento todo me mostrou de novo algo que já tinha visto com a GGBR4 no ano passado: meu medo de perder me impede de ganhar. Parece até sacanagem, mas para ganhar muito tem que conseguir suportar umas boas quedas no caminho, sem cair fora do jogo. Fácil de falar e difícil de fazer.

Mas não me recrimino nessa vez, pois era impossível advinhar que depois de cair dos 2,26 até 1,99, o papel ia bater em 1,90 e repicar com força para cima. Já venho acompanhando a ARCZ6 faz algum tempo e me parecia justamente o contrário, que ia fazer mais uma de suas longas trajetórias de queda, voltando ao patamar de 1,50 ou abaixo. Eu não estava mais disposto a acompanhar o papel na queda, como fiz duas vezes antes. Saí por proteção, e se não cheguei a me dar mal (20% positivo em um mês não é ruim), tampouco aproveitei bem o canalzão de alta do papel.

Bom, vamos à posição de hoje. Gerdau e Vale tiveram alta, mas nada impressionante.

GGBR4 - 300 x 15,33 = 4.599,00
VALE5 - 300 x 30,10 = 9.030,00
Disponível - 12.597,00
Total - 26.226,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário