sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tchau, tchau ARCZ6

Valeu como jogada de risco. Obtive 19,38% de valorização em um mês de aplicação (18/03 a 17/04). Tá certo que o papel chegou a 2,20 e eu vendi a 1,99, mas o que vale é o lucro no bolso (precisos R$ 2.031,95). A idéia dessa operação era acelerar a recuperação, e nesse sentido ela deu muito certo. Não obteria 20% numa operação com PETR4 no mesmo período.


Alguns dados que me embasaram nessa venda:

- Queda de preço com aumento de volume dá a entender que vai continuar caindo;
- MACD cruzou para baixo hoje;
- Depois de bater na borda superior das bandas de Bollinger por vários dias, o papel quase chegou na média móvel de 10 dias, centro da banda;
- A alta acumulada já estava bastante expressiva para um papel que não apresentou mudanças significativas de fundamentos, que dessem suporte para toda esse movimento;
- A estratégia dessa operação não era de longo prazo.

Posição da carteira hoje, cotação de fechamento:

ARCZ6 - venda - 12.520,00
GGBR4 - 300 x 15,35 = 4.605,00
VALE5 - 300 x 30,10 = 9.030,00
Total - 26.155,00

4 comentários:

  1. Um dia vou entender esses dados que embasaram sua venda... por enquanto é como se eu tivesse lendo grego. rsrsrs... Onde aprendo isso?

    Continuo com a ARCZ6. Acho que comprei em alta (1 lote com valor de 2,20 e outros de 2,16). Então, se vender agora terei um bom prejuízo. Vou pensar no que fazer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Marco, a gente vai pegando esse palavreado com o tempo, de tanto ler blogs, artigos, jornais e livros sobre o assunto.

    Eu não sou dos mais entendidos em análise técnica, nem faço dela a base da minha operação. Mas nesse caso, em que a jogadinha era para curto prazo, só na técnica mesmo, pois fundamentos não mudam tão rápido.

    Para você ir pegando jeito da coisa, duas dicas fundamentais, que me serviram muito:

    - Ler livros do Alexander Elder. Recomendo começar por "Como Se Transformar em um Operador e Investidor de Sucesso", onde ele disseca várias ferramentas de análise técnica.

    - Assistir vídeos do blog do Dalton Vieira (tem link aí no blog). São extremamente didáticos, explicam coisinha por coisinha. Tem sempre vídeos novinhos no blog toda semana, analisando o IBOV, Vale e Petrobras, e vez em quando outros papéis que lhe chamam a atenção.

    Te garanto que só com esses dois passos você já vai entender muito disso tudo. Inclusive vai perceber que essas minhas análises são super primárias perto do que tem por aí!

    ResponderExcluir
  3. Ah, sobre sua entrada na ARCZ6, realmente foi depois de uma alta forte. Mas eu não recomendaria a você vender agora, a menos que você realmente precise do dinheiro. Nunca se sabe o que vem pela frente, e nada impede que esse papel vá mais longe.

    Nesse início de operação, e considerando que você tá operando com volumes financeiros pequenos, não vejo porque realizar prejuízos desnecessários. Deixa esse lotezinho na sua carteira, uma hora dessas ele passa do seu ponto de compra e você terá lucro.

    Inclusive, veja no gráfico que eu postei que logo depois que eu comprei minhas ARCZ6, o papel deu uma caída. Levou uns bons dias, ou até semanas para passar do meu ponto de entrada. Cheguei a pensar várias vezes que tinha entrado numa fria. Mas no final deu certo. Como eu falei em uma postagem anterior, tem que ter paciência, muita paciência.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, seguindo seus conselhos, vou procurar pelos livros citados e começar a ver os vídeos do Dalton Vieira.

    Sobre a ARCZ6, vou mantê-la por enquanto. Entrei na bolsa com um dinheiro que não me fará falta no curto prazo; fiz isso de caso pensado mesmo. Se não fosse assim, não entraria.
    Vou esperar uma alta, seja lá quando isso aconteça.

    Ah, atualmente somente estou com ARCZ6 e PETR4.

    Obrigado mais uma vez.
    Forte abraço

    ResponderExcluir