quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fechamento 15 abril e outras histórias

O comentário de Marcos na minha postagem anterior me fez lembrar de meu início nessa trajetória de investidor, há pouco mais de um ano. Como se pode ler no comentário dele, hoje ele fez uma compra de um papel que eu falo bastante, ARCZ6, a R$ 2,21. Mas logo depois da compra, o papel caiu para 2,16, o que o deve ter desanimado um pouco.

Não sei mais detalhes que isso, mas me vi na situação dele, tempos atrás. Primeira operação, o que comprar. Quase havia uma ânsia de comprar algo, era impossível esperar um dia sequer, o dinheiro queimava nas mãos. Esperar a melhor hora de entrar? Impossível, por dois motivos: 1 - não saberia definir isso tecnicamente; e 2 - dava medo de que no dia seguinte tudo estivesse mais alto ainda, e eu teria perdido a hora. Tinha que comprar alguma coisa, e tinha que ser naquele preciso momento.

Muitas vezes passei por este processo, mesmo depois da 1a vez. Essa ansiedade, essa ignorância do futuro, as decisões pouco embasadas. Na verdade ainda faço muito disso, não dá para negar.

Hoje, eu diria que se tem algo que se precisa aprender para operar direito, é a ter paciência. Muitas horas boas de entrar aparecem, vem e vão. Pouco se perde em dinheiro ao perder uma hora de entrada, mas muito se perde, em dinheiro, ao entrar muitas vezes na hora errada. Paciência é fundamental.

Marcos, não estou em ponto de dar aulas para ninguém sobre investimentos em bolsa, mas se puder dar um conselho para você nessa hora, seria pega leve, vai na boa, estude tudo muito bem antes de colocar seu dinheiro nessa história. A bolsa muito mais tira do que dá, e verdadeiramente se alimenta de novatos incautos e bem intencionados, como eu e você. Defenda seu dinheiro estudando bastante, seja análise técnica ou fundamentalista, e definindo com mais precisão sua estratégia e objetivos a cada passo.

Feito o corolário, vamos aos números de hoje. Não foi um grande dia, IBOV em queda leve de 0,32%, mas ainda assim minhas posições ganharam uns trocadinhos (talvez pela mudança de metodologia de cotação, como falo mais abaixo).

ARCZ6 - 6300 x 2,17 = 13.671,00
GGBR4 - 300 x 15,03 = 4.509,00
VALE5 - 300 x 30,40 = 9.120,00
Total - 27.300,00

Hoje passei a usar os valores de fechamento do site da Bovespa. Estava usando nesses reports até hoje a posição de custódia do homebroker, mas percebi que ela estava baseada na última cotação do after, e não na do fechamento. Tá certo que todas duas são pura fantasia, pois já não existem como possibilidade de venda, mas o valor de fechamento oficial é mais respeitado por aí afora.

4 comentários:

  1. Rodrigo,
    É verdade que houve uma ansiedade em comprar algo, mas estou indo bem leve. Estou escolhendo opções baratas de ações como a ARCZ6. Para algumas eu compro somente um lote de 100. Este início é mais para aprender...

    De qq forma, obrigado pelo conselho; e conselhos de todos os outros posts.

    Agora gostaria de uma opinião. Estou pensando nas seguintes ações: BISA3 e EVEN3.
    Tem condições de falar a respeito?

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Marco, a ansiedade que eu falei era minha, nas minhas primeiras operações. Talvez eu não tenha me expressado direito, mas a intenção não era avaliar suas operações, das quais sei muito pouco, mas comentar minha própria trajetória e dificuldades com as operações.

    Boa sua idéia de operar com pequenos volumes. Com um lotezinho de 100 ARCZ6, a perda nunca vai ser tão sofrida. Só tome cuidado com os custos de corretagem, tornam a brincadeira de pequenos volumes muito cara.

    Não tenho maiores conhecimentos de BISA3 e EVEN3, para comentar. Nunca pensei nessas duas como alternativas de compra.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, você não se expressou mal, eu entendi perfeitamente. Eu é que quis dizer que também tive essa ansiedade.

    Sobre a corretagem é verdade. Tenho que estar atento.

    Que pena que você não tem uma dica pra dar em relação a BISA3 e EVEN3, mas tudo bem. Pensando melhor, não vou mais perguntar sobre ações específicas no seu blog, senão ele vira um fórum ;-)

    Obrigado
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Marco, pode perguntar, não tem problema nenhum a gente torcar idéias sobre papéis que se conheça, ou nos quais temos interesse. Serve de aprendizado também, se cada um se dispor a fazer uma pequena análise deles, ou pelo menos trouxer informações sobre eles.

    Eu até agora conheço poucos papéis mais a fundo. Tenho até tentado conhecer mais os indicadores fundamentalistas de outras empresas, mas não avancei muito nessa trajetória. Preciso até entender mais dos próprios indicadores, para poder fazer uma boa análise.

    ResponderExcluir