sábado, 13 de junho de 2009

Apenas esperando

Nesta última semana fiquei só de olho nas duas ações que no momento me interessam, FESA4 e ROMI3. Andei lendo um pouco sobre cada uma delas, entrei nos sites oficiais, procurei notícias. Não encontrei nada que desabonasse. Mas nada muito animador, tampouco. Por exemplo, Ferbasa desligou alguns alto-fornos para ajustar a produção à queda forte de demanda, após aguentar a queda de receita por meses "no osso do peito".

A verdade é que só não comprei ainda FESA4 porque ela deu um salto de mais de 10% em um dia apenas, e ficou com todos os indicadores que eu prezo muito sobrecomprados. Como dá para ver no gráfico abaixo (diário, 3 meses), o papel está retornando de um passeio acima da linha superior das Bandas de Bollinger. O IFR andava acima de 70, e recém virou para baixo. Na minha opinião uma compra realmente boa se daria perto dos 7.50, junto à linha inferior do canal, num hipotético teste de sucesso aos suportes. Mas será que ela desce até lá? E qual seria o plano B, para o caso dessa queda não acontecer? Comprar acima de 8.30, como propõe Marcelo em um comentário em um post aí para trás?


Um lance que já identifiquei no meu comportamento, e que inclusive já até escrevi a respeito, é que tenho dificuldade de comprar papéis em forte movimento de alta. Em certo sentido isso é estranho, pois creio que deveria ser um prazer comprar algo que parece que vai subir feito foguete. Mas o problema é justamente saber identificar quando é que o combustível do foguete está acabando, ou seja, quando é que já subiu demais e vai começar a descer. Tem algum indicador que ajude nisso? Um IFR alto seria um bom indicador de que o papel vai continuar subindo? Ou pelo contrário, um IFR acima dos 70 indica já proximidade da queda?

O motivo deste meu receio é que já fiz algumas compras desagradáveis em rompimentos de resistências que depois não se confirmaram, e acabei com papéis comprados a preços ruins. Foi o caso de ELET3, no ano passado, e GGBR4 neste. Não recordo agora, apenas de memória, de alguma negociação que eu tenha feito nessa configuração que tenha dado certo. É possível que haja, mas não lembro. Lembro mais de compras perto de suportes, ou até depois de uma pequena retomada. mas também lembro de perder alguns bons foguetinhos por conta desse meu receio, caso típico da ARCZ6 agora há pouco, que vi subir dos 2 aos 4 reais sem coragem de comprar de novo.

Outro assunto. Comprei para meu filho o "Jogo da Bolsa". Interessante de jogar, dinâmico, e até poderia dizer instrutivo. Meu filho de 11 anos gostou, bem como seus amigos da mesma idade. Mas por outro lado, o jogo não aborda nem análise gráfica, nem análise fundamentalista, o que achei uma falha. Só faz conexão entre fatos e notícias e as cotações, como se essa influência fosse direta. Teria me agradado bem mais se levasse os garotos a ter que estudar ou compreender um pouquinho mais de dados fundamentalistas, ou de configurações de gráficos. Mas acho que a compra valeu a pena, no mínimo por fazer meu filho entender mais do que ele me vê tantas vezes fazendo no computador, e por nos providenciar momentos de diversão juntos.

Ah, junto com o jogo, como brinde, veio um livro que se mostrou melhor que o jogo em si. "Investimentos Inteligentes" de Gustavo Cerbasi. Gostei muito. O autor aborda o tema investimentos de forma ampla, sem focar exclusivamente no mercado de ações. É direto ao expôr as idéias, nunca fica em cima do muro, e não tem medo de dizer coisas que contrariam opiniões bem comuns nas revistas, jornais e sites especializados. Realmente vale a leitura. Ainda estou no meio, mas recomendo a todos.

5 comentários:

  1. Ola Rodrigo,
    Cara eu não sugeri comprar acima de R$8,39. Eu sugeri que você acompanhasse um provável congestionamento do papel nessa faixa de preço que tá parecendo formar fundo. Um congestionamento de dois ou três pregões seria interessante para aliviar os indicadores que como você observou bem estão sobrevendidos.
    Assim que der um sinal de alta ou confirme o fundo você compra e, caso comfirme o rompimento de R$8,39 a alta se acelera.
    O grande problema de comprar o rompimento é que esse rompimento deve ser confirmado no fechamento do mercado. Não adianta romper no"intra-day" e fechar abaixo.
    Como você segura mais o papel, eu sugiro que você tenha paciência, aguarde a comfirmação desta região como suporte, deixa o IFR recuar para a casa dos 50 pontos e aí compra com stop abaixo da mínima do congestionamento que por enquanto é R$8,09.
    Outra opção é deixar o stop abaixo da mínima daquele candle grande de alta que é R$7,59.
    A sua angústia é a mesma de todo mundo, ninguém sabe para onde vai o mercado, por isso deixamos stops, temos targets e ainda tem que ter um plano de emergência.
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Só para completar:
    Se antes de fechar acima de R$8,39, ocorrer um fechamento abaixo de R$8,09, o melhor é aguardar um pouco mais pois o fundo pode ser mais embaixo.
    Comprar na confirmação do fundo (fechamento acima de R$8,39) é mais seguro mas o lucro é menor. Comprar no piso aumenta o risco de ser estopado. Neste caso específico eu esperaria a superação dos R$8,39 ou um congestionamento mais prolongado.
    Paciência é a senha.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo,
    Aquele preço esperado chegou mas ainda não é hora de entrar pois papel tá fazendo uma figura de topo no semanal chamado "engolfo de baixa" e se confirmar amanhã pode levar o preço pra casa dos R$7,50.
    Segura o dedo aí amigo.

    ResponderExcluir
  4. Valeu a dica, Marcelo! Desta vez estou até me surpreendendo com minha calma e frieza, pois em outros momentos já teria comprado há mais tempo. Só que estou ressabiado por compras mal feitas, e não quero repetir este erro. É preciso ter cenário de entrada em preço ótimo, e outro para inesperados rallies de alta.

    ResponderExcluir
  5. Ola, aconselho dar uma olhada no blog do smallcaps do Lueders no ADVFN, pois tem muitas dessas empresas que voce comentou outro dia, inclusive Petenatti.
    Paciência é a chave; também já fiz muitos mal negócios por me precipitar e ser estopado várias vezes dando dinheiro para corretora.
    Só ganhei mesmo segurando boas ações alguns meses ou anos.

    ResponderExcluir