
VALE5 toca na LTA do canal de alta. Ponto geralmente muito bom para compra, caso a alta persista. Pelo gráfico é o melhor ponto de compra desde março deste ano.

PETR4 já está com uma configuração que eu chamaria de "perigosa". Furou o canal de alta para baixo. Será que se sustenta aí perto dos 31 reais, ou vai buscar o suporte dos 28?

GGBR4, olhando nessa janela de tempo (desde o fundão de outubro/2008) não está tão apetitosa como parece no gráfico postado ontem. Considerando canal mais longo, há um bom caminho até a zona de boa compra, perto da linha de base. Ontem considerei apenas o canal mais recente, e em relação a este, estamos em ponto crítico. Será que vai se manter nele, ou vem buscar pontos mais abaixo?

USIM5 tem uma configuração em alguns pontos semelhante à GGBR4. São dois canais, um de mais longo prazo, outro bem mais recente. No caso da Usiminas, o ponto em que está é muito interessante, pois se apóia na linha de base do canal de alta recente, e também sobre a linha superior do canal anterior, que agora deveria funcionar como resistência.

Por último, o IBOV, que representa todos estes e mais um monte de outros. Configuração semelhante a da USIM5, no sentido que se apóia sobre a linha superior do canal de mais longo prazo. Mas já furou o canal de alta recente para baixo.
As questões que surgem desta análise são:
- Não há como o IBOV despencar para perto dos 42 mil pontos se as ações aí mostradas não caírem também. Então, para o IBOV cair, será preciso que a VALE5 saia de seu canal de alta, que a Petrobras se afunde ainda mais, uma vez que já está abaixo de seu canal de alta, e que Gerdau e Usiminas retornem com força ao canal anterior, desconfigurando seus canais de alta recente, muito mais inclinados acima.
- Hoje VALE5 e PETR4 estão em bons pontos de entrada, na base de seus canais. Mas o IBOV ainda me parece muito alto, navegando acima do canal de longo prazo. Ou seja, o IBOV tem espaço para cair, mas se cair, vai levar esses papéis que hoje parecem em bom ponto de compra para níveis ainda mais apetitosos. Melhor esperar ou compra agora?
- GGBR4 e USIM5 também estão em pontos cruciais, mas não tão apetitosos como Vale e Petro. Olhando todas com o mesmo intervalo de tempo, dá para perceber claramente que o que ontem parecia ótimo, com outra perspectiva e comparação não é tanto assim.
Em suma, acho que é melhor esperar um tanto mais para ver para onde essa banda toda vai tocar, antes de comprar qualquer coisa. É bem possível que pechinchas deliciosas apareçam por aí com papéis bem seguros, caso o mercado como um todo resolva cair um tanto mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário