quarta-feira, 3 de junho de 2009

Análise de erros cometidos

Analisar criteriosamente as bobagens que faço é uma das principais funções deste blog. Sendo assim, vamos a mais uma rodada de mea-culpas:

Permaneci comprado em Petrobras, Gerdau e Aracruz durante semanas, meses até, só para perder a parte boa do movimento de alta em quase todas elas. Aguentei comprado quase todo o movimento de queda do ano passado, para depois, no movimento de alta, assistir com a carteira quase vazia e em prejuízo. Vamos ver os detalhes de tão desagradável performance.

- Na Petrobras, achei que já havia subido bastante, e vendi nos 27 para comprar toneladas de Aracruz. Não chegou a ser mau negócio considerando as possibilidades de alta da Aracruz, mas houve um erro de análise aí. A PETR4 não entrou em movimento de baixa em nenhum momento, pelo contrário, e eu fui afoito na venda.

- Na Gerdau, passei meses compradão a 16,30, enquanto o papel mergulhava até 11 reais. A compra já tinha sido errada, em primeiro lugar. Mas aí, quando engatou boa tendência de alta, eu resolvi colocar um maldito stop de proteção no preço de compra. Péssima idéia. Num dia de abertura em mau-humor, a cotação deu uma descidinha boba, e lá se foram meus papéis. No mesmo dia reverteu para alta, e de lá para cá chegou a mais de 21 reais. Imagina que lucro legal se eu ainda estivesse comprado a 16,30. Ganhei nadinha nessa operação, por medo, por bobeira. Se já tinha atravessado meses comprado em prejuízo, para quê ter ataque de medo e colocar stop novo? Mudanças de estratégia raramente dão bom resultado.

- Na Aracruz, já analisei o erro em outra postagem. Mais um para a conta dos stops. Nessa perdi a melhor chance de ganho de todas as que já embarquei, mais de 100% em poucas semanas.

Em suma, stops de proteção estão me protegendo dos ganhos. Mas não das perdas. Ou eu aprendo a utilizá-los direito, ou é melhor parar com isso de vez. No momento estou mais para parar com isso mesmo. Na VALE5, única posição em carteira, não tenho stops. Se comprar as outras duas ações que estou pensando, também não pretendo colocar.

2 comentários:

  1. Frase engraçada:
    "Stops de proteção estão me protegendo dos ganhos."
    Eu não uso stop, pelo mesmo motivo. Mas isso é de cada um. O fato importante é que temos que ter uma estratégia antes de entrar. Se subir, o que eu faço? Espero até quando pra realizar? E se cair? O que eu faço? Decidir "depois" é que nos faz errar, porque aí a decisão é tomada com base na "emoção". Bem, é isso o que eu acho...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Arnaldo.
    Depois que tive um prejuízo por conta de um STOP, dificilmente eu utilizo esta opção. A não ser em papéis com um alto grau de risco. Mas, a medida que o papel vai subindo, eu vou subindo o STOP.

    ResponderExcluir