quinta-feira, 13 de maio de 2010

Apenas acompanhando

A bela alta não deu em nada. Achei que poderia ser o começo de uma alta, mas não deu nisso. Também não caiu mais, ficou pelo mesmo ponto. Pode até ser que estejamos configurando um fundo achatado, quem sabe. Vamos ver o que dá.

Continuo pensando em comprar PETR4. Mas só pensando... penso em vender VALE5 para fazer um swap, ou vender FESA4... ou posso injetar uma graninha a mais nessa. Mas também tenho cá receios que não seja a hora, que estejamos apenas no meio da queda, sei lá. Só que se a coisa for assim, meio de queda, então eu deveria é sair de tudo, como proteção. E não saio.

8 comentários:

  1. Olá!
    Posta seus papeis atuais?
    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Meu caro leitor anônimo, você pode a qualquer momento ver meus papéis atuais, com suas quantidades e preços de entrada no gadgetzinho aí do lado, apenas clicando em algumas das funcionalidades dele.

    No momento estou com VALE5, FESA4 e SAPR4, e tomando prejuízo virtual de 2556 reais.

    ResponderExcluir
  3. O prejuízo é virtual porque não realizei, e não porque os investimentos sejam simulações. Não sou favorável a simulações, porque tenho a impressão de que os verdadeiros dilemas que acometem os investidores e traders só aparecem quando "real money" está envolvido.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe a minha ignorância, não havia olhado o gadgets.
    Tenha certeza que simulações não condizem com a realidade. É muito mais "facil" arriscar quando o sentimento de medo da perca não está envolvido.
    Obrigado pelos esclarecimentos, tenha um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com a impressão de que minha resposta possa ter parecido muito rude, agressiva... se você percebeu dessa forma, peço desculpas, não era a intenção. Por vezes sou direto demais nas respostas, preciso melhorar nisso.

    Sobre as simulações, é exatamente o que você falou. Tenho amigos que compram e vendem o mundo todo naquele simulador da Folha. É tão fácil quando a perda não dói no bolso... qualquer empresa é válida, as escolhas são todas fáceis, entrar e sair é simples. Já quando o dinheirinho suado está no meio da história, as preocupações são bem maiores. Aí cada erro custa dinheiro de verdade, que poderia estar sendo usado para comprar uma TV de LCD, para uma viagem com a família, para um carro novo, e as decisões assumem muito maior importância e dificuldade.

    Tem emoções que atrapalham demais a operação e que nunca aparecem nas simulações. E como eu estou vendo desde que comecei nisso em 2008, o controle emocional é fator crítico de sucesso para traders e investidores!

    ResponderExcluir
  6. Não foi rude, apenas direto.
    Digamos que eu esteja nesse dilema. Estou migrando de um simulador para os investimentos "reais". Minha preoucupação é como vou me comportar com meu "dinheirinho suado", já que sou jovem e um tanto agressivo, quando se diz em investimentos.
    No simulador é facil, é só ir na "onda" da subida de qualquer empresa, e realizar o lucro.
    Pelo que aprendi nesse tempo de estudo antes de entrar na bolsa,tudo se resume ao medo. Medo de perder grande parte do seu dinheiro, medo de perder grandes lucros. Controle emocional define quem lembrara da bolsa como um investimento ou como uma "furada".

    ResponderExcluir
  7. Falou bem, Gabriel. É o medo nessas duas pontas. Mas eu chamaria o da ponta da alta de ganância.

    É essa crença por vezes absurda que vai subir mais um tanto, e que leva a gente a segurar um pouco mais do que devia os papéis na carteira.

    Do lado de baixo, meu problema nem é tanto perder dinheiro. No momento atual estou perdendo uns bons trocos. Mas a idéia de que pode reverter no dia seguinte é que atrapalha mesmo. Pelo menos para mim. Fico mantendo esperanças muitas vezes vãs de que no dia seguinte tudo pode mudar, e não uso os stops como deveria.

    ResponderExcluir
  8. gostei da proposta do blog. mostrar investimentos reais e como isso interfere nas decisões.

    http://decidi-virar-milionario.blogspot.com/

    ResponderExcluir