quarta-feira, 5 de maio de 2010

Só de olho

Parece que as grandes quedas teimam em acontecer quando eu estou praticamente internado em algum hotel realizando treinamentos, e sem acesso durante o dia útil ao mercado. Lembro que em maio/junho de 2008 foi parecido, eu assistia a cada noite as cotações da VCPA4 desabarem, mas sem poder algum de ação.

Agora estou praticamente no mesmo ponto. A cada noite dou uma espiada em como foi o dia no mercado. Ontem me pareceu desastroso, cheguei a pensar em arranjar uma forma de entrar hoje e fazer vendas de proteção. Mas acabou que não consegui tempo para isso, e ficou tudo como estava. Com a sorte que hoje pelo menos não caiu mais ainda.

Se bem que não tenho lá muita certeza de que deveria vender as posições mesmo. Penso em atravessar mais essa queda comprado... já fiz isso outras vezes, se tiver paciência nem dói tanto assim. O que incomoda é a incerteza, será que vai mais longe, será que vai acontecer isso ou aquilo na europa que vai jogar tudo pro chão?...

Porque se for pensar em fundamentos, eu ainda não vejo tantos sinais de grande crise por aí. Tem a Grécia, claro, teve um pacote na China, tem uma coisa aqui e outra acolá. Mas ao mesmo tempo tem indicadores fortemente positivos aqui e acolá também. Aceleração do consumo, lucros trimestrais bem interessantes surgindo, números positivos por todo lado.

O futuro é sempre incerto, mas a questão é em qual dos cenários se aposta. Por exemplo, se a aposta é de que não tem tanto motivo assim para essa queda, ela deixa de ser ameaça e vira oportunidade. Comprar PETR4 a 30 reais pode ser uma grande chance, por exemplo. E não só essa. Embora eu não tenha analisado mais nada, deve haver outras entrando em preços de pechincha.

Só que esse não é o único cenário, nunca há um só. É apenas uma aposta... E "pechincha" na verdade é uma definição que requer um referencial. PETR4 é pechincha a 30 se pensar que poderia muito bem estar em 50, mas deixa de ser se lembrar que por janeiro do ano passado andava lá pelos 17 ou 18 reais.

Sei não... o que sei mesmo é que ainda me falta disciplina e clareza nas estratégias que escolho.

Um comentário:

  1. Pois é, Rodrigo! Lembra que, há algum tempo atrás, concordamos aqui eu e você, que o Ibov poderia corrigir até uns 55k, devido às dívidas dos países europeus. Naquela época o mercado virou, e acabou sudindo. Mas eis que, finalmente a tal queda veio!! Agora estamos num momento vem volátil, o mercado está nervoso e com razão. Podemos cair mais, ou poderíamos até voltar a subir, ninguém sabe. O fato é que os gráficos já começam a apontar pra baixo. Precisamos ficar de olho nas médias móveis de 200 períodos, aqui e lá fora. Se elas segurarem, voltamos a subir. Se forem perdidas, podemos cair mais e por mais tempo!

    ResponderExcluir