quarta-feira, 19 de maio de 2010

Não vou sair agora

Tá certo, eu sou um baita moscão, beiro a irresponsabilidade com meu próprio dinheiro e já deveria ter largado as posições há muito tempo. Mas não o fiz, e agora não vou fazer mais. Dane-se.

Claro que dói ver essas quedas todos os dias, as posições derretendo na frente dos meus olhos. Mas a verdade é que não estou comprado em micos que podem desaparecer no dia seguinte. Tenho ações de empresas altamente sólidas e lucrativas, bem geridas e bem posicionadas em seus mercados. Empresas em que claramente o futuro será melhor que o presente, passados os sustos europeus.

A queda tem suas razões de existir, claro, mas não me parece tão fundamentada assim. Na verdade, está me parecendo tremendamente exagerada. Eu posso estar muito errado nessa análise, já que que do alto do meu pouco entendimento de macroeconomia eu não enxergo nem ali na frente, quanto mais lá longe. Mas é o que me parece. Desde que comecei a me divertir nessa de ações já passei por algumas crises dessas, umas maiores e mais profundas (2008), outras mais curtinhas e rasas. Uma coisa que vi em comum entre todas elas é que sempre vendem o apocalipse,  como se o mundo fosse acabar amanhã. E nunca acabou.

Hoje fui dar uma olhada em alguns gráficos, pensando em swaps protetivos e coisas assim. Tem algumas empresas interessantes nessa linha, mas ao final do estudo, o que ficou é que, olhando os gráficos, tenho vontade mesmo é de comprar mais do que já tenho. Devo estar maluco, querendo comprar quando tudo tá derretendo, mas esse é verdadeiramente o meu sentimento agora. Acho que meus papéis preferidos estão entrando em grande liquidação, e a cada dia que passa suas cotações ficam mais apetitosas.

Só mais um detalhe - o grande gap entre VALE5 e PETR4 está se fechando. A Vale está caindo rapidinhoi, e a Petrobras parece já ter caído tudo que dava. Aí perdi uma baita chance de um swap legal, é verdade. Com duas VALE5 se comprava 3 PETR4 dias atrás, hoje já não dá mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário