quinta-feira, 20 de maio de 2010

Como atravessar crises comprado

Eu trabalho em uma grande empresa multinacional, que tem ações negociadas em bolsa. Já tive ações dela em carteira, mas no momento não tenho, preferi estar investido em outros papéis.

Há algumas semanas estamos atravessando uma bela crise no mercado de ações, com uma queda bem expressiva, que até o momento chega perto dos 20%, se calculo bem.

Você sabe qual o impacto dessa crise toda no funcionamento da empresa? O quanto essa queda afetou seus negócios ou seu plano de investimento?

A resposta é: NADA!

Não mudou nada, nadinha mesmo. Tudo continua como sempre esteve, todos os planos e operações nos mesmos níveis anteriores. E não há o menor sinal de que isso vá mudar em momento próximo, ou que vá ser afetado de alguma maneira por essa queda toda. A empresa trabalha da mesma forma com as ações a 40, 30 ou 20 reais.

Este preâmbulo todo é só para dizer que quem detém ações de uma empresa, é em parte dono da mesma. E se os negócios continuam os mesmos de antes, as perspectivas as mesmas de antes, nada mudou, por que se apavorar com a manada? O que tinha valor há um mês continua tendo valor hoje. Os preços mudam, mas o valor não, entende? Não é a mesma coisa, preço e valor.

Então, para atravessar crises comprados o que precisa é se dar conta de que se é dono de uma parte da empresa. O tamanho da parte é o mesmo, independente do valor da ação. Se a empresa é sólida e seu futuro é confiável, deixe de sustos e aproveite o medo alheio para se adonar de mais partes, a melhores preços.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente! E mais! Eu não devia falar isso em público, pra não influenciar ninguém, mas... Vou me desfazer de algum bem que eu tenha pra comprar mais ações! Não agora, esperar pra ver até onde vai essa onda, mas aproveitar essa grande oportunidade! É isso aí... A gente que passou pela crise de 2008 sabe que a Bolsa voltar a subir, e antes do que se imagina...

    ResponderExcluir
  2. quero ver nao mudar o plano de investimentos se o preço do barril de petroleo voltar a 30 dolares.
    nao seja tao simplista em sua analise.

    tem muito mais coisa vindo por ai.

    ResponderExcluir
  3. Opa, valeu a crítica aí, anônimo. Mas que venham as tais muitas coisas que você fala.

    Só que pode estar certo que petróleo a 30 dólares, se acontecer é temporário e por pouco tempo. Já esteve perto disso depois da crise de 2008, mas logo recompôs.

    É simples, a produção tem seus volumes controlados de modo a manter os preços em níveis interessantes. Não interessa a ninguém petróleo barato, pode estar certo. Coloca na conta também a equação demanda crescente pare estoques finitos, e você tem um bom cenário para a manutenção dos preços. Além disso, esse é um mercado de ciclo extremamente longo. O preço que importa não é o de amanhã nem do mês que vem, mas o dos anos à frente. Na verdade essas crises momentâneas não significam quase nada nesse mercado.

    Anyway, como você pode ver no gadget ali do lado, estou fortemente investido em minério, e não em petróleo.

    ResponderExcluir