quinta-feira, 22 de julho de 2010

Acho que vou de CSNA3

Mais um dia de fortes altas no Bovespa. Dá a impressão de uma grande onda de otimismo. Nunca se sabe até onde essas ondas vão, mas na verdade minha preocupação agora é qual a melhor prancha para surfá-la.

Dei uma olhada em vários papéis, entre os quais VALE5, PETR4, USIM5, GGBR4, GOAU4 e a RSID3 que Arnaldo e Miguel fizeram menção nos comentários do último post.

De todas a que mais me agradou foi a CSNA3. E os fatores positivos são:

  • Resistência claramente rompida (28,13 / 28,36). O papel cruzou os 28 como foguete hoje, depois de ter dado uns toques acima ontem. O mais prudente seria esperar fechar acima disso, mas no intraday o suporte já está em 29,00.
  • A resistência rompida não era "qualquer resistência", mas um ponto em que o papel já tinha virado para baixo quatro vezes antes.
  • Topo de abril por volta de 36 reais permite sonhar com uns 20% de upside. Ressalto apenas que não é assim que se calcula upside a sério, mas eu gosto dessas projeções "porcas" para início de conversa.
  • Stop não precisaria ficar muito distante, pois o colocaria próximo das resistências rompidas.
  • Não tem nenhuma mega-capitalização rondando a área! 
  • O valor de compra me permitiria colocar 800 papéis em carteira, praticamente sem restos a deixar na conta.

      Nem tudo são flores, e os fatores negativos são:

      • Alta muito grande em um dia só sempre me incomoda. Hoje está mais 4% acima.
      • Parece haver um gap de alta na abertura hoje. Tem aquela história de voltar para fechar o gap...
      • Se olhar o gráfico semanal, excluindo o pico de abril, o papel está ainda em uma zona de congestão na qual já ficou muito tempo. 
      Gráfico de CSNA3. Diário, 6 meses de janela.


      Sobre a VALE5, acho que esticou demais. Engraçado como esse papel, mesmo sendo a segunda maior empresa do país, é dado a grandes movimentos. Volta e meia abre em gap, seja para cima ou para baixo, ou forma umas velas daquelas de promessa longa, de tão grandes. Além disso, mesmo com toda essa alta o papel apenas retornou a uma zona de intensa congestão. Para dar cara de alta mesmo, teria que superar 43,17.

      Sobre PETR4, superou a resistência de 28,05, e no intraday vem se mantendo acima. Mas perigosamente perto. Um espirro mal dado e cai abaixo disso. Zona de alto risco. E para complicar, tem a questão da capitalização para atrapalhar. Para o longo prazo é perfeita, mas não é meu caso.

      RSID3 não me agradou tanto, talvez eu não tenha sabido analisar direito. Me parece também em zona de alto risco. Pode estar armando um pivozão de alta, mas para ter certeza só depois de fechar acima dos 15,70.

      As irmãzinhas GGBR4 e GOAU4 são boas opções, mas CSNA3 me parece melhor. GGBR4 superou a resistência dos 24,80, mas logo pega a dos 26,00 pela frente. E essa tem cara de ser forte. Quase a mesma coisa acontece com a GOAU4, que está passando dos 30,60 hoje.

      Aliás, GOAU4 me parece ser a melhor concorrente para a CSNA3 nessa escolha. Tem um belo upside até os 39, onde já esteve. Só que a aposta no momento me parece de maior risco, porque está navegando bem próximo da resistência rompida. Um detalhe contra é que eu não conseguiria comprar 800 delas com o que tenho em conta. Sobraria um troco um tanto grande desinvestido.

      Gráfico de GOAU4. Diário, 6 meses de janela.



      Vamos ver, vamos ver. Estou me dando tempo para decidir, e me forçando a analisar as questões melhor antes da compra.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário