quinta-feira, 1 de julho de 2010

Realizando prejuízo dolorido

Nem tudo são flores, e nesse blog não registro só meus lindos acertos e tacadas perfeitas, como vejo em muitos outros. Ficam expostos também os vários erros, as bobagens, os prejuízos e tudo o mais. Então vamos lá ver mais um grande erro.

Não fácil decidir, e sei que demorei até demais. Demais mesmo. Mas hoje decidi vender todas as VALE5 que tinha na carteira. Vendi agora pela manhã, já em queda. Aliás, continuando a queda, que já vem de dias, semanas, meses até.

Recebi hoje relatórios de análise técnica diária e mensal da corretora, e está claro nos dois tempos que as coisas tendem a piorar. Nada indica possibilidade de melhora no curto prazo. Então, o meu raciocínio foi largar o osso por um tempo e pegar ele de novo mais abaixo. Se der certo, pode ajudar a recuperar um bom tanto do prejuízo acumulado nessa operação.

Papel: VALE5
Quantidade: 300
Valor de venda: R$ 37,69
Resultado: - 21,45%
Resultado em reais: - 3.083,85

Pode parecer contraditório, mas não vendi as FESA4 com base no mesmo raciocínio. A questão é que ela está muito perto de suportes importantes, e talvez eles segurem a onda. Talvez. Se não segurarem, devo fazer a mesma coisa, largar um pouco para pegar mais abaixo.

Se eu não estivesse operando com prazo mais curto, talvez não saísse dessas posições em prejuízo. Mas como a grana tem destino certo, melhor proteger de perdas maiores. Aliás, deveria ter feito isso há bem mais tempo, mas a indecisão e a esperança não deixaram.

2 comentários:

  1. Só de sacanagem, o papel sobe depois da venda... odeio quando isso acontece.

    Mas tudo bem, vendi porque a tendência era de baixa, não necessariamente por conta de hoje, especificamente.

    ResponderExcluir
  2. Parece que vamos ter quedas fortes pela frente. Há indicações de perdermos o último fundo nos 57k. Entretanto, é possível que tenhamos agora um repique até os 63k talvez. Depois, voltamos a cair. É o que os gráficos indicam. Vale hoje bateu no suporte de 37,50 e reagiu. Eu comprei umas opiças pra segurar um ou dois dias. Vi algum analista dizer que a FESA também tem change de algum repique agora.

    ResponderExcluir