terça-feira, 6 de julho de 2010

Mais cuidado ainda, meu chapa

Arnaldo fez comentário no post anterior avisando que por mais que hoje tenha sido um dia de alta, as médias ainda apontam baixas. Também as linhas de tendência, pode-se dizer.

Mas devo confessar que já estava me engraçando para cima do campo das compras. Tentação de adivinhar fundos... baita furada. Melhor deixar configurar melhor.

Catei algumas análises no fórum da corretora, apenas para ver melhor o cenário em volta:

Começamos com DowJones. Nem adianta acreditar em alta do Bovespa se lá fora as coisas estiverem ruins. O gráfico do DJIA andava horroroso esses dias todos, mostrando queda com todas as letras. Hoje parece que mudou um pouco, dando uma impressão de ter encontrado um fundo.


O analista da corretora disse perto do final do pregão:

"DJIA deixou uma sugestão de fundo, e segue confirmando, testando a resistência dos 9730, sem sinais de reversão por enquanto."

Bovespa. Também não apresentava um aspecto muito promissor até ontem. Mas com o candle de hoje começa a dar cara de fundo formado.


O analista da corretora disse perto do final do pregão:

"IBOV deixou uma sugestão de fundo, e segue confirmando, testando a resistência dos 61780, sem sinais de reversão por enquanto."

Olhando os grafiquinhos do Nasdaq, Nikkei e uma porção de outros (nos gadgets do blog Diário de Trader, do amigo Robson), a configuração em todos é bem semelhante. O índice futuro do Bovespa e as ADR da Petrobras são os que parecem mais armadinhos para uma alta, mas o resto mal começou a indicar fundo.

Vamos então olhar a PETR4, umas das que gosto de comprar e vender. Gráfico diário de 3 meses.


Parece um cenário de horror, com uma trajetória de queda inegável, bem consistente. Fico até impressionado que eu tenha conseguido tirar uns troquinhos nesse papel no meio dessa queda toda. Foi naquele último repique dos 26 aos 30, peguei uma parte disso.

Bom, o único dado razoavelmente interessante que vejo aí é a possibilidade de ter formado um fundo duplo. Caso esse fundo se confirme, daria para pensar em mais um repique. Mas eu não saberia dizer até onde esse repique poderia ir. Até os 30 de novo? Bem menos que isso? Não sei.

Bom, o analista da corretora disse o seguinte sobre a PETR4 no meio da tarde:

"PETR4 abriu com um gap de alta, e por enquanto segue sem confirmar a sugestão de fundo deixada dias atrás. As médias seguem abertas para baixas."

Deve vir análise mais atualizada deles sobre a Petrobras no relatório de AT que enviam todos os dias. Mas o que ele disse aí já não é particularmente entusiasmante. Melhor esperar mais para ver.

Para fechar o pacote, VALE5. Grafiquinho diário de 3 meses:


Péssima aparência, não é mesmo? Tem que se esforçar para encontrar algo bom aí. Só a viradinha ao encontrar o mesmo suporte do meio de maio. Seria um fundo? Talvez, hoje ainda não dá para dizer. Vale dizer que vi gente por aí pensando até em um enorme OCO com linha de pescoço inclinada para baixo (que só dá para ver em gráficos de 6 meses para cima), o que apontaria para uma catástrofe para quem se mantenha comprado.

O analista da corretora disse ao final do pregão:

"VALE5 segue deixando um candle que sugere fundo, a ser anulado na perda dos 37,54. As médias seguem abertas para quedas."

Bom, é isso por hoje. Ficou bem longo, mas na verdade fiz esse estudo todo para convencer a mim mesmo que não era hora de colocar meus trocos em posição alguma agora. Pode até ser que os próximos dias mudem as coisas para melhor, mas é realmente mais prudente esperar um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário