terça-feira, 20 de julho de 2010

Pensando em comprar PETR4

O sucesso pode ser um complicador para a vida da gente. Ando com vontade de comprar PETR4 de novo, e isso certamente tem muito a ver com o fato do trade anterior neste papel ter dado certo. Já VALE5, protagonista do meu último e dolorido prejubão, não está me atraindo tanto, he he he.

A questão é sempre se esta é a hora ou não. Talvez fosse melhor esperar romper resistências mais significativas, configurar pivots com mais clareza, ver as médias todas apontando para cima. Nesse caso, a compra de PETR4 deveria ser pelo menos acima de R$ 27,74. É uma hipótese. Mas por outro lado, quando a operação deu certo, não esperei nada disso.

Hoje os mercados estão com forte alta, VALE5 no momento mostra mais de 4% de valorização. Petrobras não tem nem 2%, mas está subindo. Até FESA4 está recuperando uma parte da queda que andou tendo. Será um repique momentâneo? A análise da corretora no relatório de hoje de manhã não indicava otimismo nenhum.

Dei uma olhada no gráfico da USIM5, e me assustei com a queda recente que teve. Não é um papel que eu monitore com frequência, e a última vez que tinha visto me parecia ter um pivot de alta bem clarinho. Pois entrou em queda e cruzou a LTA para baixo. Ontem em hoje está recuperando um tanto, mas ainda nem chegou na média móvel de 10 dias. Se a aposta for em dias melhores, pode ser uma baita oportunidade de compra. Mas é decisão com alto grau de incerteza.

Bom, são apenas pensamentos para ordenar o raciocínio. Não quero fazer compras por impulso, então escrever um pouco do que vejo e penso é uma maneira de controlar um pouco as emoções e o comportamento de compra por impulso.

4 comentários:

  1. Rodrigo,
    Sou teu leitor há mais de um ano. Lembro que no começo, quando você falava das perdas de 2008, eu naquela época perdi bem mais que você. Beeeem mais... Depois de tanto "errar", "acertar-errar" etc, descobri a minha fórmula! Seguir os gráficos! E nada mais! Aprendi que esta é a maneira mais segura. Na verdade, ser fiel aos gráficos - e também o buyandhold - são as únicas formas de sobreviver na Bolsa. Do outro lado, a pior maneira de operar, é pela emoção. Quando operamos pela emoção, compramos em topo, não vendemos na hora certa (porque acreditamos que vai mais) e vendemos em suporte!!! Você aprendeu a interpretar os gráficos, mas ainda opera pela emoção... Quando se livrar do emocional, será um trader de sucesso!!
    Ah, sobre a Petrobras, fará lançamento de ações em Agosto. Geralmente isso faz as ações caírem. Claro, talvez a petro suba a partir de agora, por estar muito descontada, mas é bom lembrar que lançamento de ações deixam o papel "estressado"... "Se", eu digo "se" as commodities confirmarem alta, talvez uma siderúrgica seja mais saudável. CSNA3 e GGBR4 ainda estão com preços bons. Mas ainda presas em LTBs. Vamos ver se rompem pra cima.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Arnaldo, as emoções são um problema com o que lido constantemente. Ontem controlei numa boa, não fiz nenhum movimento súbito ou de impulso. Fui olhar melhor os gráficos, li quase todo o blog de análise gráfica da corretora Ativa, vi análises de outros blogueiros, vi um video do Dalton Vieira, li com mais atenção ao relatório da corretora. E aí preferi esperar um tanto mais antes de fazer movimentos.

    Em relação a estratégias, eu estou operando fora da minha preferida. Quero, daqui a um tempo, operar com estratégias de longo prazo verdadeiras. Buy & hold bem feito, usando a fórmula mágica e allocation, além de foco em dividendos. Para minhas características pessoais já entendi que essa é a melhor estratégia.

    Só que não posso usar ela agora. Vou investir em um imóvel em data razoavelmente próxima, então a grana tem que se manter um tanto líquida e fora de grandes riscos. Aí entrou esse movimento de operar com base nos gráficos. Que embora tenha sua diversão, não é minha praia. Até entendo uma boa porção de coisas, mas sempre me parece muito indefinido, enquanto uma coisa aponta para um lado, outra coisa no mesmo gráfico aponta para outro... bom, esse é o risco inerente ao mercado.

    Quanto a PETR4, é como eu falei, o sucesso de uma operação anterior contamina o julgamento. Mas controlei isso também, não deu nada. Tem um outro componente aí que enviesa a análise, que é a visão de longo prazo. Tenho certeza que para uns 2 anos de investimento a PETR4 está em um preço maravilhoso, e fico cheio de vontade de entrar nessa. Mas meu capital não é para dois anos, e aí refreio os impulsos.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo RSID3 pode vir a dar boa entrada por esses dias, no momento ela ainda está em movimento de baixa. fique de olho!!!

    vlw abraço, Miguel Botelho.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa auto-análise, Rodrigo.

    Também estou de olho em RSID3... E CSNA3 e GGBR4.

    ResponderExcluir