quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cruzamento de médias

Olhando o relatório de AT da corretora enviado agora pela manhã, é interessante notar que nos 4 gráficos analisados (IBOV, DJIA, PETR4 e VALE5, todos gráficos diários), está claro o cruzamento das médias de 3 e 8 períodos, o que muitos consideram um ponto de compra.

O relatório é bastante cauteloso quanto a objetivos dessa alta, pois é impossível dizer se será apenas um pequeno repique, com topo inferior ao último, ou uma retomada, com possibilidades maiores. Isso só o futuro pode dizer.

Ando pensando em estudar um pouco mais a estratégia de swing / position trade que está descrita no blog Trader de Sucesso. Em leituras preliminares me pareceram bem interessantes os três setups de entrada. Não lembro de quais são os de saída, por isso preciso de melhor estudo a respeito.

5 comentários:

  1. Além das médias, acho importante olharmos as linhas de tendência. Abaixo há um bom gráfico mostrando as atuais possibilidades. A propósito, comprei Vale5 no suporte de 37,50 e vendi hoje, na abertura. Olhando o gráfico do Ibov, comprei Vale num suporte e vendi na resistência. Trade perfeito, sem emoções, baseado em AT. Como dizem os grandes analistas: "O mais importante é dominar o emocional, mais do que a AT". Segue o gráfico do Ibov.
    http://soroban.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo, parabéns pelo trade bem feito. Eu, ao que parece, fiz exatamente o contrário com a VALE5, vendi no suporte, he he he.

    Quanto às tendências, as próprias médias, especialmente as mais longas, são indicativos delas, não é? Podemos traçar linhas e canais também, mas em essência me parece dar um tanto no mesmo.

    Mas gostei do gráfico do site indicado. Mostra bem o triângulo. Enquanto a coisa estiver dentro dele, tudo muito indefinido, jogo de alto risco.

    ResponderExcluir
  3. Médias, linhas e canais, todos eles indicam tendência, suportes e resistências. Dão mais-ou-menos no mesmo sim. Mas não podemos adotar um desses indicadores apenas, pois às vezes é um ou outro que dá a direção, e muda o desenho do outro.
    Não sei se fui claro... Mas por exemplo, imagine que uma média de curto prazo aponta pra cima, mas o preço chegou numa linha de resistência importante, essa linha pode precionar o preço pra baixo, e fazer a média virar também. Em alguns casos, pode ser que a linha "mande" mais que a média, e outros, a média "mande" mais que a linha...
    E é assim... Temos vários indicadores, e devemos observar todos.
    Sobre o triângulo, estou comprando na base e vendendo no topo...

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo
    Achei aqui um vídeo EXCELENTE falando sobre definição de tendência, exatamente o que falamos neste teu post.
    É uma aula de Leandro Ruschel, da Leandro&Stormer, que leva mais de uma hora, mas vale a pena mesmo!! Excelente aula, um curso praticamente...
    Se o link não funcionar, me avise...
    http://www.livestream.com/insidernews/video?clipId=pla_0b1d1517-897e-4870-9466-77156fecb50e&utm_source=lslibrary&utm_medium=ui-thumb

    ResponderExcluir
  5. E a semana abre em baixa. Será só um retorno para perto das médias, ou voltaremos às quedas? Cenário indefinido, o melhor para quem não quer arriscar muito é ficar apenas de olho.

    ResponderExcluir