quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Oferta pública da Petrobras

Essa veio para bagunçar o mercado e mais ainda as minhas idéias. Estou cheio de dúvidas em relação a como agir em relação a mega-oferta de ações da Petrobras.

Primeiro lugar, me parece uma ótima oportunidade para comprar a bom preço. Creio que passada essa confusão toda, se não houver uma crise mundial ou coisa parecida os papéis da Petrobras devem subir bem poir uns dois anos, pelo menos. Chuto uma possibilidade de uns 100% de valorização para este período.

Segundo lugar, como empregado da empresa me é oferecida a chance de comprar com vantagens. A empresa oferece um bônus de 15% sobre o total que eu me dispuser a investir. Só aí já recebo uma valorização bem simpática de uns 12% (tira o IRPF sobre o dinheiro que ela vai repassar).

Mas nem tudo são flores. O que complica a história é:

Se eu entrar na oferta para empregados, não posso vender, alugar, emprestar, dar em garantia ou realizar qualquer outra operação com as ações compradas por pelo menos um ano inteiro. O capital fica mortinho da silva, inacessível, por todo esse período. Isso complica tremendamente a minha idéia de comprar um imóvel em data próxima.

Se não comprar, a dúvida é outra. Não faço idéia do impacto dessa mega-oferta no mercado como um todo. Fico pensando se não provocará um enxugamento de liquidez monumental no mercado, com consequente queda geral dos ativos. Se isso acontecer, por quanto tempo afetaria? Valeria a pena manter a carteira tal como está, ou seria melhor sair de tudo e ficar olhando no que dá?

Sei não, sei não... eu já não sou muito bom em decisão, com todas essas incertezas e complicações fica mais difícil ainda. Vejo colegas de trabalho "vendendo até a mãe" para aproveitar a oferta, mas a questão da insdiponibilidade da grana por um ano é algo que faz pensar muito.

Um comentário:

  1. Olá
    Acho que criamos o blog com o mesmo objetivo
    De uma olhada no meu
    Ja havia visitado o seu como "Gabriel"

    Abraços e bons trades

    ResponderExcluir