segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Análise fundamentalista

Talvez eu esteja dispersando esforços demais no meu aprendizado. No momento, leio em paralelo dois livros sobre como operar com ações, e visito vários sites e fóruns específicos sobre o assunto. Às vezes misturam-se todas essas informações, e o trajeto deixa de parecer uma linha reta, para se assemelhar a uma exploração de território desconhecido.

Estou lendo agora "Investindo em ações - os primeiros passos", de Godoy, Medina e Gazer Jr. De um modo geral o livro me desagrada porque foi construído com uma estrutura romanceada, de um final de semana na casa do Sr. Alceu. Frescurinhas dispensáveis no meu ponto de vista, mas sigo adiante. No meio do texto tem "apostilas" interessantes.

O capítulo atual trata da análise fundamentalista. Que é, em tese, a que mais deveria me agradar, já que o perfil que pretendo atuar é o de investidor de longo prazo, muito mais que especulador. Não me interessam as agruras e alegrias do day-trade, nem as jogadas super-rápidas de entrada e saída. Prefiro, de um modo geral, o investimento em algo que acredito que vá crescer, que vá render, em prazo mais longo. Mesmo que esse rendimento seja menor que os obtidos pelos traders mais ágeis.

Só que a questão não é tão simplezinha assim, e acaba não sendo exatamente uma escolha, pois a análise fundamentalista é essencialmente mais difícil de fazer que a análise técnica. Precisa conhecer bem contabilidade, economia, finanças, para analisar direito os fundamentos de uma empresa. E eu não tenho esse conhecimento todo.

A proposta fundamentalista é simples na essência, comprar ações de empresa que estejam baratas em relação ao que valem hoje, ou se não por hoje, baratas em relação ao que poderão valer no futuro. E aí encarteirar por anos, por vezes, vários anos.

Potencial de crescimento é um ponto fundamental nessa análise. Então, para decidir a compra, precisa saber calcular se a ação está barata hoje, e também, se tem esse bom potencial de crescimento. Se o setor é lucrativo, se a empresa é lucrativa, etc, etc. Vários índices contribuem nessa análise, e de modo geral, eu não entendo nada de nenhum deles no momento.

Cada pouco mais que aprendo, me mostra que muito mais há a aprender. Vai demorar até que eu realmente esteja em condições de realizar conscientemente e com boa estratégia as operações simples de compra e venda de ações. Comprar e vender mal qualquer um faz a qualquer hora, ganhar dinheiro por sorte também. O que eu quero é aprender a comprar e vender bem com consistência, dentro de uma estratégia, embasado em análises bem feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário