quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Passou a chuva?

O Banco Central americano reduziu a sua taxa de juros, exatamente como esperavam os agentes econômicos. Com isso, a Bovespa fechou em alta de pouco mais de 1%, e a crise se desanuvia pelo menos por enquanto.

É só por enquanto porque a mensagem da redução de juros é paradoxal. Por um lado mostra o FED atuante e ágil nas respostas, por outro lado mostra um certo desespero, e também uma rendição ao mercado. De certa forma pode indicar que a crise que parece vir por aí é feia mesmo.

As bolsas americanas fecharam em pequena queda após o anúncio. Vamos ver como ficam as asiáticas agora à noite, e como funcionará a Bovespa amanhã.

Se o mercado continuar andando de lado como hoje, vou aproveitar a pequena calmaria para fechar minha posição no fundo PIBB, e a posição de Márcia no fundo Petrobras. E dependendo dos números, é capaz de eu fechar até a posição no fundo Bovespa, mesmo ele estando com uma valorização ao meu gosto baixa. A intenção é ficar líquido mesmo, para depois operar com bastante cuidado, diretamente nas ações, ao longo da crise.

Penso em manter as posições nos fundos Vale. Acho que ela está abaixo de seu preço, e afinal de contas, é empresa com excelentes fundamentos, não custa nada encarteirar, nem que seja por anos. Dificilmente perderia, no longo prazo. E saindo dos outros fundos, posso me permitir essa exposição ao risco moderada, que é o fundo Vale nas circunstâncias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário