domingo, 27 de janeiro de 2008

Análise IBovespa longo prazo

Um pouco de análise de longo prazo, olhando para o passado.

Muitas vezes a gente lê por aí que considerando o longo prazo, o investimento em ações é quase sempre vantajoso. Mas aí vem uma questão, de quanto é esse "longo prazo" que se está falando?

Achei um gráfico da evolução o IBovespa que ilustra o que pretendo mostrar:



Em 95 inicia um canal de alta, que vai até 97. Alta de 563%! Inclinação forte acima, tudo uma beleza.

Aí vem uma bela crise, que dura quase dois anos. Nesse período, queda de 68%. Sessenta e oito por cento!!! Um investimento hipotético de 100 pila teria virado apenas 32! Você aguentaria dois anos, esperando reversão? O topo de 97 só retorna em 2000!

Bueno, do final de 98 até 2000, outra forte subida empinada. Alta de 316% sobre o último fundo. Considerando o maior topo anterior, alta de 36%.

Aí vem uma puta crise, longa, que vai de 2000 a 2003. Três anos só de baixa, destruindo valor o tempo todo. Queda de quase 57% no período, o que significa, em dinheiro, perder mais da metade do valor investido. Claro, não sei se alguém aguentaria ficar paradim, só vendo o seu investimento derreter, à espera da reversão que demora para vir.

Em 2003 começa o longo canal de alta atual. Além do que o grafico mostra, a Bovespa chegou aos 65000 pontos em dezembro. Alta de inacreditáveis 690% sobre o último fundo, e de 241% sobre o último topo.

Aí vem janeiro de 2008, que não está no gráfico. E a grande questão é - continua o canal de alta depois de uma soluçada violenta, ou entraremos num canal de baixa? Canais de baixa podem ser bem duradouros, como mostram os períodos 97-99, e 00-03.

Sei não, acho que estou lendo pessimistas demais, e já não me sinto tão seguro no otimismo como antes.

2 comentários:

  1. O tempo está demostrando que o receio de baixa era plenamente justificável.

    ResponderExcluir
  2. Ah, se eu mesmo tivesse seguido a minha análise... como estaria mais feliz!

    Taí uma prova de que o que faltou não foi informação, mas acreditar nelas. Mesmo tendo o dado nas mãos, não tomei ações coerentes com ele. Segui a festa que estava instalada no mercado, acreditei nos analistas que previam 80 mil pontos ou mais, me aventurei em especulações várias, ignorei stops necessários, deixei a cada momento a esperança vencer a razão.

    O resultado hoje, 16 de outubro, é uma perda significativa, da ordem de uns 9 mil reais (sobre um investimento de 35 mil), que só poderá ser recuperada pensando em um prazo bem longo, coisa de 3 anos para mais.

    ResponderExcluir