sábado, 19 de janeiro de 2008

Livro - Aprenda a operar no mercado de ações

Estou lendo o livro Aprenda a operar no mercado de ações, de Alexander Elder (9a edição, Editora Campus, 2006). No momento estou no capítulo 5, que trata de análise técnica.

O livro está me agradando bastante. Muito direto, muito claro o objetivo no que aborda. Vou aproveitar o espaço aqui para fazer um apanhado das lições que vou aprendendo na leitura.

Capítulo 1

Investidores - lucram com a identificação de novas tendências na economia e com a entra no mercado para a exploração desses filões, antes que a maioria desperte para estas oportunidades. Não se preocupa com as flutuações diárias das cotações, tem foco no longo prazo. Compra ações que considera baratas, e com bom potencial no longo prazo, e aguarda a valorização até por anos, se necessário.

Desvantagens de operar como investidor - requer muita paciência, e grande dose de autoconfiança, para apostar naquilo que ninguém mais está vendo. Requer também capacidade para identificar as possibilidades de invsetimento, e força emocional para apostar nas suas previsões e sustentar a posição enquanto o mercado flutua.

Operadores - ganham dinheir apostando em guinadas de preços a curto prazo. A idéia é comprar quando leitura de mercado identificar que os preços estão subindo, e vender a descoberto quando as análises identificarem uma tendência de baixa.

Desvantagens de ser operador - o conceito é simples, mas implementá-lo é difícil. Requer equilíbrio mental e emocional, para tomar a decisão certa na hora certa, gestão do dinheiro, e também conhecimento de análise técnica, e disciplina na manutenção da estratégia de ação proposta. Amadores continuam pensando nas próximas operações, enquanto os profissionais passam quase tanto tempo planejando as saídas.

Jogadores - Bosa de valores não é lugar para jogadores, embora eles próprios não pensem assim. Operar com ações não é loteria, em que o acaso determina quem recebe os prêmios e quem não recebe nada.

4 comentários:

  1. Tem como vc disponibilizar o livro em .pdf?

    ResponderExcluir
  2. Não tenho o livro em pdf. Comprei meu exemplar em livraria, em papel mesmo. Vale o investimento!

    ResponderExcluir
  3. Tenho o livro, mas gostaria da versao em PDF para ter uma mobilidade maior. O livro é muito bom. Vale a pena comprar. Estou pensando em Scanner mas sao mais de 300 paginas.

    ResponderExcluir
  4. Quero compartilhar um testemunho de como o sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar esta empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seu projeto comercial .a empresa está financiando a empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir