domingo, 24 de agosto de 2008

Balanço da nova estratégia

Não contei direito, mas acho que já tem mais de mês que estou nessa nova estratégia, de operar no longo prazo, comprando em pontos significativos do mercado e evitando vendas.

Um dos resultados mais claros é que a ansiedade diminuiu muito, mas muito mesmo. No mês anterior especialmente, que foi um mês de quedas intensas, eu operei muito, perdendo sempre, e sempre atormentado por dúvidas e angústias. Nunca sabia direito o que fazer, atirei para vários lados, e me torturei internamente por perdas significativas no saldo da conta, resultado de vendas de papéis em queda.

Depois que revi a estratégia, isso tudo mudou. Primeiro não tem mais a ansiedade de ver os preços caindo. Claro que não me agrada nem um pouco ver quedas, já que tenho papéis em carteira. Mas como determinei que quedas significativas acionam novas compras que farão muito sentido depois que houver uma retomada, essa visão positiva no longo prazo à frente compensa a perspectiva negativa do momento.

Ficou mais fácil operar assim. Não tem mais aquela tentativa de "adivinhar" para onde vai o candle do dia seguinte, nem a dor de ver que foi para o lado que eu não queria. Criei alternativas de ação para caso de queda e de alta, então me sinto mais tranquilo, talvez até mais seguro.

Só que não vamos nos enganar, né? Esse cenário de tranquilidade desmorona se vier mais uma mega queda. Fico satisfeito de comprar petro a 25, vale a 30, mas não me agradaria nem um pouco ver a petro derreter até os 5 pila, só para exagerar. Caso as quedas continuem por muito tempo, vai ser um teste e tanto para minha determinação. Se vou passar ou não no teste, só o tempo vai mostrar.

3 comentários:

  1. Não há motivos pra cair taaaaaaanto... Um papel nunca vai ficar tããããããão barato, pois, nunca faltará compradores para pechinchas... O problema é se a Bolsa lateralizar, e não voltar a subir. Ver o capital "parado" também pode ser frustrante...

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não tem motivos... mas que já aconteceu, não restam dúvidas. Nas grandes crises históricas do Bovespa, já houve vez de cair 91%, o que aplicado à Petrobras, levaria do TH em 53 a uns 5 pila, não é mesmo?

    Realmente ver o capital paradão é desagradável. E é uma possibilidade, considerando os dados atuais. Mas no final das contas, tudo se resume a "quanto tempo", porque certamente vai voltar a subir, só não se sabe quando.

    O problema da demora é que há o custo de oportunidade. Ficar variando de lado é desperdício, pois dava para tirar uns trocos na renda fixa, no mesmo período.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o maior risco de "quebra" das Bolsas hoje seria - seria - uma "quebradeira" gigante dos bancos gringos. Acho esse o maior risco. Quem sabe o tamanho do monstro? Já vi gente dizer que vão segurar o dragão até as eleições. Por isso tenho apenas 30% dos meus recursos na Bolsa. E mesmo assim, com várias táticas de proteção. E pra quem tem sangue frio, anda muito bom para especular!...

    ResponderExcluir