segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mercado irracional?

Nesses tempos de baixa, o mais divertido é ouvir as análises dos comentaristas de economia do rádio e tv, quando eles se propõem a explicar os porquês das baixas monstruosas que acontecem com cada vez mais frequência.

Na minha opinião, muitas dessas análises se assemelham aquelas de horóscopo, astrologia. Se as commodities caem e a bolsa cai, foram as commodities que provocaram a queda. Se as commodities sobem e a bolsa cai, é o mau-humor dos investidores.

No final das contas, ignora-se que os mercados são feitos por pessoas, que tomam decisões plenamente irracionais e carregadas de emoção, com pouca atenção aos fundamentos. Comportam-se como bando, como manada, seguindo com pouco pensar o que todo mundo parece estar fazendo.

Outra coisa interessante é como a memória, mesmo recente, some nessas horas. Em janeiro passamos por crise semelhante. Em julho e agosto passado também. Mas agora, parece a todos que a retomada nunca mais vai acontecer. Vai, pode demorar um pouco mais, mas vai. E como vai ser? Da mesma forma que das vezes anteriores, vem um dia de alta, depois outro, e mais outro, aí o povo todo se entusiasma, a imprensa festeja, e mais gente compra, e tudo continua subindo... notícias boas são supervalorizadas, as ruins praticamente descartadas sem atenção. O exato inverso do que acontece agora, na baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário