segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Petrobras amanhã - 12 de agosto

Hoje a Petro anunciou o seu maior lucro trimestral de toda a história, logo após o fechamento do pregão. Em tempos normais, seria motivo para fortes altas no mercado. Mas duvido que vá ser amanhã. Capaz até de cair um tanto.

Irracional e estúpido, mas é assim que as coisas são.

Hoje ouvi um comentário na rádio a respeito, muito instrutivo. A comentarista avaliou que a possível queda amanhã seria causada pela queda das commodities, que influenciariam os lucros futuros da empresa.

Sinceramente, isso é bullshit. Lucro bom é lucro no bolso, realizado, no caixa, seja para mim ou para uma megaempresa como a Petrobras. E o Oil caiu apenas para 112, enquanto o plano estratégico da empresa, divulgado ano passado já indicava que ela trabalhava com cenários de oil a 35 dólares! Ou seja, ainda está tremendamente acima dos níveis esperados pela empresa, e continuará impulsionando lucros fenomenais.

Outra causa atribuída é a tal nova empresa do pré-sal. Tudo bem, há uma tremenda incerteza nesse aspecto. Mas qualquer nova empresa que vá ser criada nãoterá condições nenhuma de operar os campos, pois não tem tecnologia, máquinas, pessoas. Ainda que seja criada, apenas adminstrará as reservas, nada mais. Será apenas uma forma do governo ganhar mais dinheiro a partir do petróleo. Não vai prejudicar a empresa da qual é dono. Aliás, vamos pensar, se isso fosse acontecer, porque a empresa estaria investindo tanto no pré-sal? Para dar de graça a outros? Claro que não.

Por tudo isso, meus caros leitores, eu acredito fortemente em Petrobras. Seja com óleo a 140, a 112, ou mesmo a 80 ou 90. A qualquer destes preços a Petrobras continua super eficiente e lucrativa, pois seus custos estão muito abaixo disso. Talvez em algum ponto desses mais abaixo seja até mais lucrativa, pois não é possível repassar todos os aumentos para o mercado, dado o impacto inflacionário que isso teria.

Fechando então, deixa a Petro cair, que eu quero é comprar mais.

Um comentário:

  1. Rodrigo,

    Mercado financeiro vive de futuro, de expectativas e não de passado.
    Embora às vezes não pareça, o valor de uma ação está ligado a seus fundamentos, ao valor esperado descontado de seu fluxo de caixa livre para os acionistas (DCF, em inglês). Se o preço das commodities cai, o lucro das empresas ligadas a estes segmentos certamente cairá, e o mercado desconta isso hoje, imediatamente.
    O valor de uma ação ( ou um 'range'de valor) depende dos fundamentos e é por isso que o valor de uma determinada ação vale 40 e não 2 ou 120, senão seria um jogo sem qq lógica.
    Agora quando falamos de 'preço' da ação negociada diariamente nos mercados, este varia em torno de um 'valor' baseado nos fundamentos, preso a eles às vezes por uma borracha bem flexível é verdade,e é este movimento dos preços de que se ocupa a Análise Técnica.
    Tudo isto é pra dizer que o valor de uma ação pode sim cair para 1/10 de seu máximo valor com base nos fundamentos e não ser um movimento histérico do mercado e sim baseado em fatos reais.
    Só pra colocar mais dúvidas na sua cabeça, como dizia Keynes ( além de excelente economista um excelente operador de mercado, como atestam alguns historiadores) no Longo Prazo estaremos todos mortos.

    ResponderExcluir