segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Seguindo a estratégia

Hoje BBAS3 bateu no stop a 22,90 e saí do jogo nela. Não sei se vai cair mais, mas não cabe discutir com stop se foi bem configurado. E eu acho que foi, estava abaixo do último suporte importante.

Vida que segue. É mais uma perda significativa, mas faz parte do jogo. E seguindo a estratégia, aproveitei a liquidação em PETR4 para comprar mais um lote. O valor no momento está sobre um suporte histórico, a 33 reais. É uma compra visando o longo prazo.

Comprei mais um lote de VALE5 também. É outra que bateu num suporte a 36,30, valor mais que apetitoso para quem lembra onde ela já esteve, e sabe os fundamentos da empresa.

A minha estratégia atual é encarteirar aos poucos essas duas grandes bluechips da Bovespa, e depois lucrar bem na retomada, que um dia virá. Por enquanto, estou apenas alocando dinheiro que já estava em Bolsa, para essas compras. Mas à medida que a queda se aprofunda, penso em direcionar recursos que estão em outras aplicações para aproveitar as ofertas do mercado em queda.

Comentário geral: Falando em queda, tá feia a crise, hein? Cai todo dia, e nem é aos pouquinhos, é aos lotes! 5% a cada pregão, não é brincadeira. Onde será que isso pára?

10 comentários:

  1. O mercado está nervoso mesmo...
    Como dizem, o movimento das bolsas é feito de euforia e pânico.
    Ganha quem tem calma e compra no pânico, como você fez.
    Eu estou preparado para comprar, porque quando o repique ou retomada vier, vai ser forte!
    Vou esperar chegar em 53.000, ou então uma recuperação clara. Que deve vir logo...

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo, depois de alguns erros, ataques de pânico, vendas estúpidas e um tanto de dinheiro posto fora, resolvi mudar de postura no mercado e seguir essa estratégia de longo prazo, recomendada pelo livro do Benjamin Graham. Confesso que estou gostando, permite olhar a tela do HB toda vermelha e não se sentir mal.

    Os 53 mil pontos é meu próximo ponto de compra, de Vale e Petrobras. Caso cheguemos nesse ponto, mas 100 de cada vem para a carteira.

    ResponderExcluir
  3. Citi prevê Ibovespa a 66 mil pontos, para o final deste ano
    "Diante da análise, as recomendações do banco são de overweight (acima da média) para empresas dos setores de materiais básicos, energia e construção e underweight (abaixo da média) para companhias ligadas ao petróleo e setores financeiro e de consumo."
    http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1248742&path=/investimentos/

    ResponderExcluir
  4. O quarto ou quinto artigo fala sobre as ações da Petrobras.
    http://www.maraluquet.globolog.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Valeu o link Arnaldo, dei uma lida no comentário da Mara.

    Eu bem posso estar errado, o tempo vai mostrar, mas para mim as ações da Petro estão em liquidação e a hora de comprar chegou. Já comprei dois lotes e pretendo comprar mais. Mas aos poucos para aproveitar o sentimento de pânico instalado no mercado.

    ResponderExcluir
  6. O preço das commodities está caindo. A economia mundial está desacelerando. Petróleo e metais podem voltal a subir? Podem. Mas há motivos para que caiam mais. Outros setores na Bolsa brasileira têm tido melhores resultados. Consumo, construção e bancos, quando as notícias são boas...

    ResponderExcluir
  7. Pois aí é que está a oportunidade, Arnaldo. Quanto pior o cenário no curto prazo para a Petrobras, melhor para as compras de longo prazo. Mais os preços estarão deprimidos pelo desânimo momentâneo.

    Veja, hoje os preços do óleo estão acoma de 110 dólares. Mas os preços das ações da Petro estão em patamares inferiores a quando o óleo estava nos 80 dólares. Isso é liquidação!

    Estou esperando com otimismo que as cotações da PETR4 caiam para perto dos 25 reais. Seria delicioso!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo,
    Concordo com a avaliação do Arnaldo. O setor de comodities tá meio complicado. Mas para sua estratégia de longo prazo é válido.
    Concordo também com o Arnaldo quanto ao setor de alimentos. Acho que perdigão está em bom momento. Outro setor que tem que ser visto com carinho é o financeiro, pois os resultados tem vindo muito bons. Redecard também está muito bem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Tem mais uma questão importante para a Petrobras. O governo federal quer criar outra empresa para gerir os campos do pré-sal. Isso pode ser ruim para as ações da Petrobras. Talvez não impacte tanto, mas os acionistas devem ficar atentos.
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u431687.shtml

    ResponderExcluir
  10. Arnaldo, essa questão toda da nova empresa para o pré-sal ainda vai incomodar um bom tanto. Há muita indefinição nesse sentido, o próprio governo tá bem dividido. Eu estou alerta para isso.

    Pensando sobre o assunto, eu espero que essa confusão ainda jogue o preço da PETR4 um tanto mais para baixo, nos 25, quem sabe. Seria uma ótima compra.

    Porque com nova empresa ou não, a Petrobras continuará tendo um papel essencial na exploração dos campos do pré-sal, e terá certamente lucros fenomenais nessa coisa toda.

    ResponderExcluir