domingo, 24 de agosto de 2008

Tinha que cair tudo...

Acho uma pena que a queda nos preços aconteça só nas bolsas. Seria ótimo ver os imóveis aqui no Rio caírem aí uns 30%, como as ações já caíram. Ou os preços dos carros, e das motos! Já pensou um belo Corolla com 30% de desconto? Ê delícia, hein? Até eu, que nem estou pensando em trocar de carro, me animaria.

Taí uma questão interessante - por que os preços dos outros ativos não caem com o cenário que faz as ações caírem?

10 comentários:

  1. bom... dado o fato que o cenario que faz as acoes cairem é de recessao, é natural que o mesmo venha acompanhado de inflacao
    outra coisa: aluguel, paozinho ou gasolina (na bomba) nao sao ATIVOS... O que cai é o valor de mercado de empresas, tendo em vista sua incapacidade futura de manter lucros crescentes - nao acho que isso tenha nenhuma relacao direta com preços...
    Bom lembrar tb que mesmo nos paises onde o subprime ja chegou com força, o aluguel nao ficou mais barato. O que caiu foi o VALOR DE MERCADO dos imoveis, e aumentaram os juros para quem quer pegar emprestimo para comprar imoveis. Aluguel mais baixo, soh num utopico cenario de "desinflacao"... :-(

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que o mercado real não varia como as Bolsas... Já pensou o pânico e a instabilidade social que seria?... E depois, quando não estamos satisfeitos com a volatilidade das Bolsas, podemos ir para a previsibilidade do mercado real... Isso é bom...

    ResponderExcluir
  3. Herval, quem falou em aluguel e gasolina? Falei em ativos - imóveis, o que para mim significa falar do preço de compra deles.

    Aluguel é um dos rendimentos que se pode ter após a compra, embora a melhor parte nesses casos seja mesmo a valirização do imóvel, porque de aluguel mesmo, hoje, não se tira nem 0,5% ao mês.

    Já automóveis não são ativos, claro, são apenas itens de consumo. Mas que seria divertido ver os preços deles acompanhando o mercado acionário, seria.

    ResponderExcluir
  4. nao acho que ia ser nada divertido ver o preco dos automoveis subir 400% em 2 anos... (alias, isso ja aconteceu nos anos 80, na super-inflacao)

    Gracas a deus q o preco dos imoveis nao caiu por aqui... Ja basta um mercado em crise! Nao poder ganhar dinheiro com nenhum outro seria triste..

    Ps.: aqui na minha cidade, aluguel rende ate 1,5% do imovel. Em cidades como sp vc consegue a mesma coisa, dependendo de quando compra o imovel (e da sua localizacao)

    ResponderExcluir
  5. Herval, não sei se você lembra, mas nos tempos do Itamar, um Uno Mille custava apenas 7500 dólares. Era requisito da legislação de benefícios ficais da época, mais que isso não teria redução de impostos. Agora calcula aí, quanto dá 7500 x 1,60...

    Dá para ver uqe subiu bem, não é mesmo? Na hora de cair é que a conta nunca acontece da mesma forma. Sempre se tem inúmeros argumentos para embasar a alta, mas para a queda, he he he...

    Mas isso já é outro assunto.

    Rapaz, que beleza investir em imóveis na sua cidade, hein? Com um custo de oportunidade desses, complicado fica investir em bolsa!

    ResponderExcluir
  6. nao é so aqui... faz uma pesquisa: em praticamente qualquer cidade pequena do pais, hoje, o retorno de investimento sobre imoveis fica entre 1% e 1.5% ao mes. Mas isso SE voce comprar na hora certa (acompanhando os cronogramas de reajuste e a curva de juros do INCC voce entende). Mas como quase todo mundo acha que investir em imoveis eh "comprar pronto pra alugar", pouca gente consegue mais de 0,5% mesmo...
    Quanto ao seu exemplo do Uno, sugiro tambem que reduzam o SALARIO. Vai ser divertido... ;-)

    ps.: Quanto custava o dolar na epoca do Itamar?

    ResponderExcluir
  7. Herval, acho que estamos comparando coisas diferentes. Quando falo do retorno do aluguel, não estou incluindo valorização do próprio imóvel sobre o preço de compra. Apenas fazendo proporção entre o valor do aluguel mensal sobre o valor do imóvel. E aí, difícil passar dos 0,5%.

    Eu tenho um imóvel alugado em cidade pequena, interior do ES. Posso dizer por experiência próxima que em Vitória e no Rio a conta é praticamente a mesma.

    Agora, é perfeitamente possível que em outras cidades se obtenha retorno maior. Ótimo para os donos de imóveis nessas cidades. Falando sério, com retorno com aluguel de 1,5%, mais a valorização do próprio imóvel, para quê investir e bolsa?

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo,
    Vou me meter um pouco nesta "briga", que tá interessante.
    Primeiro acho que o preço de imóveis cai sim, nos períodos de crises e juros altos. Pode até não cair na avaliação, porém vc não consegue vender naquele preço.Se quiser vender depressa (como fazemos com as ações) aí tem que abrir mão de uns 30% (falo isso nos períodos de crise). Além disso, o leão não perdoa e vai te dar uma mordida sobre esta venda.
    Agora o mercado imobiliárioestá aquecido, mas entre 1994 e 2002, ningué comprava e ninguém vendia.
    Eu mesmo cheguei a ficar 5 anos pagando o mesmo valor do aluguel (na época nem passava na minha cabeça comprar porque ganhava mais alugando).
    Só resumindo: tirando juros pré, tudo o mais pode desvalorizar mas nenhum tem tanta liquidez quanto ações e por isso suas oscilações são mais bruscas.

    ResponderExcluir
  9. 30% de desconto? Quebra uma perna e pede isenção de impostos já que tu vai precisar de um carro automático. O preço saé a preço de custo. :D

    hahahahaahaha

    ResponderExcluir
  10. Trabalho com construção civil e em todos os lugares que atuo aluguel da no máximo 0,5% mesmo do valor de mercado do imóvel, uma mixaria, ja pensei em adquirir umas casa antigas e reformar, pra ficar com o aluguel, mas é uma vergonha, na real, é caro pra quem ta pagando e uma mixaria pra quem ta recebendo.

    Tá, mas e a valorização do imóvel? Sim, ele tem grandes chances de ir valorizando com o tempo e ainda te render essa miséria de aluguel, pensando só nisso não fica tão ruim, mas ai entra períodos que o imóvel estara desocupado, e vc paga todas as despesas dele, reformas a cada troca de inquilino, pois embora em contrato o inquilino tenha que te entregar o imóvel como recebeu de vc, na pratica eles largam do jeito que tá e se quiser vá brigar na justiça. Isso se vc não levar um calote do cara.

    Eu muito estudei isso, e só acho que compensa pra quem tem muita grana mesmo, pois se somar no longo prazo os lucros x despesas não sei não se fica vantajoso, ou se a vantagem compensa. Com todos os riscos ainda acho que o que pode mesmo aumentar a sua grana, se bem estudado, é só a bolsa mesmo.


    Henrique

    ResponderExcluir