sábado, 2 de agosto de 2008

Um texto divertido e instigante

Estou lendo, aos pedaços, o famoso clássico dos investimentos "O Investidor Inteligente" de Benjamin Graham. O livro teve sua última atualização pelo autor (que já é falecido) em 1973, mas recebeu comentários na edição de 2003 de Jason Zweig que o atualizam. É um livro muito interessante, embora de leitura um tanto cansativa.

Do livro, copio um texto que me fez pensar bastante, e que me parece muito apropriado para a situação atual da Bovespa:

NOTÍCIAS QUE VOCÊ PODE USAR

As ações estão em uma queda vertiginosa, por isso você sintonizou a televisão para conferir as últimas notícias do mercado. No entanto, em vez da CNN, imagine que você pudesse sintonizar a Rede Benjamin Graham. Na RBG, o áudio não capta aquele toque famoso da campainha de fechamento do mercado, o vídeo não foca os corretores zanzando pelo pregão da bolsa de ações como roedores irados. Tampouco a RBG apresenta quaisquer imagens de investidores boquiabertos nas calçadas congeladas enquanto flechas vermelhas disparam acima de suas cabeças nos mostradores eletrônicos de ações.

Em vez disso, a imagem que enche a tela de sua TV é a fachada da Bolsa de Valores de Nova York, decorada com uma bandeira gigantesca onde se lê: "LIQUIDAÇÃO! 50% DE DESCONTO!" Como música de introdução, o conjunto Bachman-Turner Overdrive pode ser ouvido tocando bem alto seu sucesso "You ain't seen nothing yet" (você ainda não viu nada).

Em seguida, o âncora anuncia alegremente: "As ações se tornaram novamente mais atraentes hoje à medida que o Dow caía outros 2,5% com volume pesado, o quarto dia seguido em que as ações se tornaram mais baratas. Os investidores em tenologia tiveram um dia ainda melhor à medida que companhias importantes como a Microsoft, perderam quase 5% no dia, tornando-as ainda mais atraentes para a compra. Isso vem em acréscimo às boas notícias do ano passado de que as ações já haviam perdido 50%, colocando-as em níveis de subvalorização não vistos há anos. E alguns analistas destacados estão otimistas de que os preços podem cair ainda mais nas semanas e nos meses seguintes."

O noticiário corta para o estrategista de mercado Ignatz Anderson, da firma de Wall Street Ketchum & Skinner, que diz "Minha previsão é de que as ações perderão mais 15% em junho. Estou cautelosamente otimista com o fato de que, se tudo caminhar bem, as ações podem cair 25%, talvez mais."

"Esperamos que Ignatz Anderson esteja certo", o âncora diz alegremente. "Preços de ações em queda seriam uma notícia fabulosa para qualquer investidor com um horizonte muito extenso. E agora voltamos a Wally Wood para nossa previsão do tempo!"

Um comentário: