terça-feira, 22 de setembro de 2009

Investment Grade by Moody's

Lembro bem do primeiro Investment Grade que o Brasil recebeu, da Standard & Poors. Maio de 2008. Que pulo deu a Bolsa! Eu estava totalmente líquido na época e fiquei fulo da vida por perder a boiada daquele dia. Interessante que naquele momento eu pensava que se aproximava uma bela queda, e o que aconteceu foi o contrário. Não que eu pensasse que o IG ia provocar queda, eu achava era que tudo já tinha subido demais.

Aí, pouco tempo depois, veio o segundo Investment Grade, da Fitch. O trouxa aqui, que tinha perdido o trem anterior, pensou que poderia se repetir o efeito... mas que nada! Filme repetido não provoca as mesmas gargalhadas! E foi bem na beirinha de começar o longo movimento de queda, se não estou enganado. Tomei uma decisão estúpida de seguir a manada e apostei em mais alta. Nem preciso dizer que me dei mal.

Ouvi na rádio CBN, no caminho de casa, que hoje saiu um terceiro Investment Grade, agora da Moody's. Fiquei pensando, que efeito será que vai provocar? Já estamos em uma tendência forte de alta, será que esse elemento a mais muda alguma coisa?

Um lado interessante desse terceiro grau de investimento é o momento que acontece, ao sair de uma enorme crise, e o detalhe do Brasil ser o primeiro a receber nesse contexto. Mostra que o Lula não estava tão errado assim com aquela infeliz frase da "marolinha".

6 comentários:

  1. Os IGs anteriores deixaram uma sensação de que o upgrade era "plantado" para que os gringos pudessem então ter para quem vender, e com bom lucro. Mas, na minha experiência, aprendi a operar as ações pelos gráficos, e não por notícias. Estamos "esticados", pode esticar mais um pouquinho, até 65k dizem alguns, mas deveremos ter breves ou moderadas correções em breve.

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que não passava por aqui, concordo com o Arnaldo, sempre tive essa sensação com os IG's, até agora, refletiu muito pouco, eu acho que o momento de se desfazer de muitas posições está próxima, não acredito em tanto tempo de alta.

    ResponderExcluir
  3. Ô Gabriel, os gringos, por enquanto, não têm motivos pra vendar suas posições aqui... Com o mundo acreditando na melhora da economia mundial, os gringos continuarão "apostando" na Bolsa brasileira... Estamos numa pequena correção agora, não deve cair muito mais, e logo voltamos a subir. Acredito em alta até o fim deste ano... A menos que algo excepecional aconteça.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,
    ... Estou apenas dando uma passadinha aqui na área dos sraps (risos).
    Pelo que me parece você já está há dois anos ou mais na bolsa, então o seu o blog não deveria mais se chamar "novato na bolsa"; só não sei qual poderia ser o nome novo... (risos).
    Mais uma vez, você merece meus elogios: poucas pessoas admitem as próprias "mancadas" (como você fez neste último post). Eu acredito, firmemente, que esse é um dos passos mais importantes para o aprendizado.
    Como eu admiro pessoas que gostam de aprender, você tem todo meu apoio.
    Obs.: Não precisa levar em consideração a minha brincadeira... :D

    Abraço,
    Marcela :)

    ResponderExcluir
  5. Marcela, acho que ainda mereço ser chamado de "novato". Enquanto eu ainda cometer erros bobinhos, não tiver um melhor controle emocional, ou não dominar completamente as ferramentas de análise, ainda serei um novato. E mais ainda, dois anos nessa seara é praticamente nada...

    Quanto às mancadas, acho fundamental para o aprendizado voltar atrás no que se fez e perceber os erros. Vez por outra tem uma postagem minha fazendo uma análise dessas.

    Aprendizagem por tentativa e erro só se completa quando há análise dos erros cometidos e a proposta de mudança. Se não se faz isso, vira tudo acaso.

    ResponderExcluir
  6. RODRIGO,
    Mais uma vez, voce tem o meu apoio.
    Obs. Essa foi so uma passadinha aqui na area dos scraps. O que eu te falei ainda esta de pe.

    Um grande abraço,
    Marcela.

    ResponderExcluir