quarta-feira, 23 de abril de 2008

Hora de analisar o prejuízo

Dia de stops atuantes. Queda na KSSA3 me tirou do jogo a 9,92, e depois, queda na NATU3 me tirou do jogo dela a 18,21. Na Klabin não perdi dinheiro, deixei de ganhar. Ela esteve a 10,45 e eu não realizei, estava esperando 10,90. Saí a 9,92 ganhando uns 50 pila, por aí. Coisa pouca, mas lucro.

Na NATU3, pela 2a vez, tomei stop-loss com prejuízo. Entrei a 19, saí a 18,21, joguei fora uns 400 reais aí. Para meu alívio meu saldo no mês era fortemente positivo, então perdi só uma parte do que já havia ganho. Ainda estou com lucro de 1060 pila só nesse mês.

Vamos analisar a sério a operação. Em primeiro lugar, desde o início eu sabia que era uma aposta, e dos riscos envolvidos. Talvez eu tenha sido muito arrojado, faltou cautela aí. Mas foi o mesmo arrojo que deu certo na GGBR4, por exemplo, quando entrei antes mesmo do rompimento da resistência.

Uma coisa certa é que não analisei profundamente os gráficos. Identifiquei um canal de alta que vinha sendo respeitado, e apostei que o suporte no canal seria uma boa oportunidade de compra. Esperei uma pequena reversão e me atirei no barco.

Erros claros - entrar no início do pregão de uma segunda-feira. Bobeira feia aí, eu já sabia que era hora de principiantes. Além disso, olhando o gráfico intraday dá para ver que esse papel geralmente abre em forte alta e perde gás ao longo do dia. Melhor hora para negócios nele é no final do pregão, talvez até aftyer-market.

Outro erro claro - não analisei outras ferramentas, como osciladores, MACD e tais. MACD eu vi depois que não estava dando compra. Estocástico nem olhei. Oscilador estava negativo, eu nem liguei. Acreditei demais no canal, essa é a verdade.

Não olhei nem um momento os dados de volume, que podiam referendar a reversão. Esse foi um erro bobo, pois é fácil ver os dados de volume.

Mas vou dizer, no final das contas não estou me achando tão errado assim. Foi uma aposta, infelizmente deu errado. Mas poderia dar certo também, e se desse, seria mais uma jogadinha genial.

No final das contas, nesse mês fiz 5 jogadas, 4 com lucro e uma com prejuízo. GGBR4, LREN3, PETR4 e KSSA3 deram grana, NATU3 levou grana embora. No frigir dos ovos, tenho lucro. Não tanto quanto cheguei a ter, mas tenho lucro, que é o que importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário