terça-feira, 22 de abril de 2008

Odeio perder

Se tem uma coisa que me atrapalha como operador, é o fato de que eu odeio perder. Não importa quanto, eu odeio qualquer perda. Me incomoda, me irrita, me transtorna. Até perdas temporárias me incomodam.

Num dos livros aí li que operadores de sucesso acertam 60% das apostas. Assustei. Como vou viver com os 40% de erros!?! Um erro que seja já é desagradável demais.

Tem também o fato, um tanto irreal, de pensar que todo erro é evitável, poderia não ter sido cometido se isso ou aquilo tivesse sido feito. Aí, quando a coisa se encaminha para dar errado, eu já começo a me recriminar pelo que fiz ou não fiz.

Hoje estou me recriminando pela operação na NATU3. Foi precipitada. Mostrou que ainda não consigo controlar meus impulsos, tomo decisões sem a calma e friezas necessárias. Comprei no início do pregão do início da semana, apesar de saber que essa é a hora dos principiantes, dos amadores, dos erros de todo tipo. Fui então amador, principiante, bobo, e errei nessa.

Comprei a 19 reais. Agora está nos 18,60, que na verdade era o preço ideal de entrada. Mas o problema nem termina aí, que se fosse tão pouco nem incomodaria. O lance é que os indicadores ainda não apontam compra. Me precipitei nessa. MACD não indicou nada, histograma também não... nada indicou, fora o que eu inventei. Tomei a decisão baseado exclusivamente no canal, na impressão do papel estar respeitando um canal de alta, e de no momento estar se aproximando da linha inferior, que seria uma boa entrada.

Bom, foi uma aposta. Tenho que me conscientizar que sempre é uma aposta, e tem chance de dar errado. Posso melhorar muito na análise antes da compra, mas no final das contas ainda será uma aposta, e o mercado pode reagir de modo diferente do previsto.

Outro lance é que não era operação de day-trade, então não tem obrigação de subir ainda hoje. Tenho tempo para isso, pois nem seria interessante ter que vender ainda nesse mês. Só não pode bater no stop-loss enquanto isso... mas se bater, o lance é encarar como proteção contra perdas ainda maiores. Se configurei o stop-loss direito, e acho que o fiz, está no ponto certo para permitir flutuações mas não permitir grandes quedas.

Bom, hoje não foi um bom dia para meus investimentos. Nem a NATU3 subiu como eu queria, nem a KSSA3 teve alta. Hoje foi dia de perder dinheiro. Virtualmente apenas, já que não realizei nada. Mas nem perda virtual me agrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário