quarta-feira, 23 de abril de 2008

Outras questões sobre perfil como investidor

neste mês obtive um bom sucesso operando em swing-trade. Comprando papéis com stop-loss e sto-gain já definidos. Operando em canais, e respeitando as entradas e saídas programadas.

Mas não fiquei totalmente satisfeito. Ainda acho que é mais produtivo surfar grandes tendências de alta, comprado por longos períodos. Esse movimento todo de entrada e saídas é uma beleza para a corretora, mas para mim ainda não estou muito certo.

Na Petrobras, por exemplo, saí aos 85,75. No momento está abaixo disso, 85,05, mas esteve acima. Até aí sem problemas, não dá para querer 100% do canal, é muita pretensão. Mas o que me dá dúvida mesmo é se não era mais jogo ter permanecido comprado nela, esperando novas altas...

O que vai determinar o acerto ou erro dessa saída vai ser as cotações que o papel atingir. Se ela cair um bom tantinho, me permitindo entrar de novo em um nível mais baixo, valeu a pena a saída e nova entrada. Mas se ela continuar subindo, com eu fora do jogo, foi bobagem sair.

Praticamente o mesmo raciocício vale para a GGBR4. Saí dela a 63,70. Ela foi um tantim mais alto, e retornou. No retorno, perdi a hora de entrar de novo, nos 58. Agora tá 63,65, praticamente no ponto que saí. Não vale a pena entrar agora. Só vale se cair para perto da média, sem perder a tendência de alta.

Mas eu acredito que a GGBR4 e a PETR4, no longo prazo, são excelentes opções. Tenho quase certeza que vão subir ao longo do ano, ou dos anos. Vale a pena ter delas, guardadinhas na carteira.

Estou pensando em ter dois tipos de ação - as de LP, que ficarão quietinhas na carteira, com pouco movimento, e as swing-trade, que vão ficar entrando e saindo. Preciso estudar um pouco mais para poder escolher melhor cada uma delas, as que vão para o grupo 1 ou para o grupo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário