sábado, 19 de abril de 2008

Novo livro e novas idéias

Nessa semana estive em São Paulo, fazendo um curso pela empresa. Aí aproveitei para ir no paraíso - Livraria Cultura da Av. Paulista, olhar os livros sobre investimento em bolsa.

Achei um monte deles, todos muito mais caros do que eu achava que valiam. Parecia que só porque era sobre investimento e dinheiro, tinha que custar uma fortuna. Licvrinho de 200 paginas com preço de mais de 40 reais? Acho inaceitável.

Bom, mas acabei comprando um que me pareceu estar a bom valor. Paguei 62 reais em "O Investidor Inteligente" de Benjamin Graham. É um clássico da literatura sobre investimentos. Essa edição em português apresenta o texto da última edição, de 1973, com comentários atualizados.

O livro é sobre análise fundamentalista. Aliás, o que não for feito nessas bases, para o autor é apenas especulação, e está fadado, no longo prazo, ao fracasso. Não concordo inteiramente com isso, mas sou muito novato nessas coisas para concordar ou discordar. Não entendo porra nenhuma de nada disso, perto do conhecimento do autor, que passou a vida na Bolsa americana, e influenciou feras como Warren Buffet.

Comecei a ler há uns 3 dias. Leitura densa, difícil, técnica. Por vezes parece desatualizado demais, datado. Os comentários atualizados ajudam a melhorar um pouco. Outra coisa que incomoda um pouco são as expectativas de retorno muito baixas do autor, que me parecem irreais no mercado brasileiro. O jogo aqui promete retornos bem maiores, mesmo na renda fixa!

Mas de qualquer modo, a leitura já está produzindo frutos. Estou pensando no que fazer com os lucros das minhas jogadas especulativas. A primeira idéia que tive foi colocar todos os lucros, apurados a cada mês, no CDB, onde já tenho uns trocos. Outra idéia, mais interessante, é compor uma carteira de longo prazo, de blue-chips de bom potencial, que estejam em clara tendência de alta. Pensei na GGBR4 para isso. Tá me parecendo melhor que PETR4 ou VALE5 nesse momento.

Se bem que as PETR4 prometem, depois do split que virá no final desse mês. Tem também o pré-sal, que eu sei que vai frutificar muito ainda. Ou seja, Petrobras no longo prazo é aposta praticamente sem risco. Poderia comprar um lote para encarteirar direto, e depois ir fazendo compras mensais, mesmo que fosse no fracionário, com os lucros das jogadinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário