domingo, 21 de setembro de 2008

Dúvidas para amanhã

Começo deixando claro que acho que essa alta é repique, mesmo com índices estrepitosos como o de sexta-feira. Li uma porrada de coisas nesse final de semana, entre revistas semanais, jornais, sites de notícias e muitos blogs de investidores,a respeito da crise, e formei a idéia de que a bagunça está longe do final. Acho que estamos no meio de um canal de baixa persistente e duradouro, que pode bem colocar o IBOV abaixo dos 42 mil pontos, o que anularia a LTA que vem desde 2003.

Mas esse repique que iniciou na 5a feira pode bem durar alguns bons pregões, não faço idéia de quantos. E pode render uns trocos, sendo assim. Fiquei pensando se valia a pena montar alguma jogada rápida, swing, acompanhando a alta e caindo fora ao menor sinal de virada de volta para baixo.

As possibilidades que estudei foram:

- GGBR4 - Fechou a 25,99, no exato ponto de uma resistência. Daria compra acima dos 26 reais, mais pra depois de 26,30, para não cair num rompimento falso. Stop nos mesmos 26 reais, que jogada curta requer stop próximo. Poderia comprar 200 ou 300 ações.

- PETR4 - Fechou em 34,71, e a resistência está nos 36 reais. Compra mais segura só acima deste ponto, mas para chegar nele já requer mais de 3% de valorização no dia, o que é um cenário bem otimista.

- LAME4 - Essa não tem um ponto tão claro quanto as duas anteriores, mas me parece dar jogo ao passar dos 9,50. O bom deste papel é que o preço do lote é bem mais baixo, possibilitando diluir o valor da corretagem por uma quantidade maior de ações. Também serve para esgotar os trocados da conta da corretora, após comprar alguma das duas acima.

Bom, essas seriam as oportunidades que vi. Claro que tem muitas outras, se o mercado continuar com o movimento acima que fez nos dois últimos pregões, mas essas são as que estudei mais, venho acompanhando há mais tempo.

A grande dúvida é se o movimento de alta vai durar um tanto mais, ou se vai virar logo, como das outras vezes. Alguns dizem que é capaz de puxar até os 60 mil pontos, se não vier em prazo curto alguma notícia muito ruim. Seria interessante para livrar uns trocos, depois de perder uma bela bolada nessa queda toda.

Aliás, considerando que acredito que os tempos de baixa estão longe de acabar, se esse repique colocar meus papéis no positivo, talvez eu venda tudo, e aplique por uns tempos na renda fixa, à espera de tempos mais claros e oportunidades de compra melhores, com preços ainda mais baixos para todos os papéis. Falando nisso, para não esquecer, PETR4 34,88, VALE5 41,73, ELET3 31,71 (eta compra mal feita essa da Eletrobras).

3 comentários:

  1. a minha aposta é que a baixa acabou.. e a partir de amanha, nao interessa noticia ruim - a tal LTB vai pro espaco e vai comecar uma alta (so nao sei se lenta ou rapida), com todos os analistas dizendo 'é repique' ate os 75 mil pontos...
    mas que eu to curioso pra ver o que vai rolar, eu to... :-)

    ResponderExcluir
  2. Não to acreditando em fim da baixa ainda não, mas não to tão pessimista a ponto de achar que vamos aos 42000pts.

    Eu creio que como nos últimos anos, vamos dar uma boa subida até o fim do ano e em janeiro teremos uma nova correção, na minha análise.

    A que patamar chegaremos também não consigo prever. O que eu sei é que estou líquido e esperando um bom ponto de entrada.

    Rodrigo, quanto ao teu prejuízo, acho que tem a ver com o jeito que vc ta encarando o mercado, se me permite um intrometimento.

    Você ta falando em compras, com a totalidade do seu capital, mas te pergunto, você adota o manejo de risco nas suas jogadas? Eu perdi uma graninha também nas ações, de uns R$ 40.000,00 perdi quase 10%, mas dei uma recuperada agora esses dias com algumas jogadas bem sucedidas, praticamente zerando o prejuba, mas se fosse sem o manejo de risco teria perdido no patamar que vc perdeu. Ao mesmo passo que, nas jogadas que deram certo, poderia ter ganho bem mais, na Usim5 mesmo que me rendeu mais de 10% se não me engano, estava comprado em apenas 200 ações com capital pra ter comprado mais, mas foi o que o manejo permitiu comprar estimando uma perda de 1,5% (sim, estou absurdamente conservador com prejuízos). O fato é que, quando a gente ganha lamenta, mas quando deixa de perder mais que isso da um alívio danado.

    Sei lá, mas não saia comprando por comprar e nem enterre todo o seu capital, tente se prezervar. Eu to fazendo isso e ta dando certo.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei dois dias fora do ar, sem nem poder ver as cotações. Agora, ao voltar, deu apra ver que era repique mesmo. Já na 2a feira a bolsa caiu, ontem também, e hoje está com pequena alta, nada significativo.

    Herval, você tá no time dos otimistas. Torço para que esteja certo, mas duvido muito. Tudo o que tenho lido aponta para a piora dos fundamentos mundiais. O cenário não é bom. O pacote americano depende de aprovação no congresso, que não está fácil. Ainda que seja aprovado, há grandes suspeitas de que o dinheiro disponibilizado não daria para a conta toda, e que muitos outros esqueletos ainda vão sair dos armários. Muita coisa por acontecer.

    Henrique, agradeço as críticas. Mas vale um detalhe - eu nunca entro na bolsa com todo o meu capital. Neste ano estou com uma estratégia até agressiva, de alocação de 50-50, bolsa e renda fixa. As perdas que comentei são nos investimentos na bolsa. Os da renda fixa estão tranquilos, rendendo juros que só aumentam.

    Mas o tamanho das perdas reflete a minha inexperiência, e para voltar a um ponto por você abordado, falta de manejo nas perdas. Tive meus problemas com os stops, que já abordei em inúmeros posts aqui no blog, mas também tive perdas significativas operando sem stops. Essa é uma questão que já está merecendo de mim maior atenção e uma reavaliação criteriosa, com vistas ao futuro de minhas operações.

    ResponderExcluir