terça-feira, 30 de setembro de 2008

Eu já não entendo nada mesmo

Quando eu acho que vai subir (2a feira), cai uma monstruosidade. Quando eu acho que vai continuar caindo, sobre um montão. Acho que vou decidir por comprar ou vender, e aí na hora faço exato contrário, vai ver assim dá certo!

Agora fora de brincadeiras, a alta de hoje mostra com clareza aquele ditado - a bolsa sobe no boato, e cai no fato. Bastou a crença de que o pacotão vai ser aprovado, para a alta acontecer. Se bem que 7% de alta não compensam os 10% de queda do dia anterior, mas vá lá.

Eu já não sei o que fazer, para ser sincero. Estou no mesmo ponto de antes, mas muito mais inseguro. A idéia era acompanhar o repíque, mas aí vem a dúvida - esse aí já é o repique? Ou um espasmo que vai derivar em outra queda como a de ontem? Que notícia pode vir amanhã para derrubar esse otimismo esquisito que tomou conta do povo hoje? Eu não faço idéia. Aliás, a idéia que eu fazia era a de que nesta 3a e 4a feiras a coisa seria bem complicada, já que seriam apenas dias de espera pela resolução que só pode vir na 5a, na próxima votação do congresso sobre o pacote. Como todos puderam ver, essa minha idéia foi para o brejo.

Em minha defesa, posso dizer que ouvi comentaristas como Mauro Halfeld e Sardenberg falando coisas muito parecidas com o que eu estava pensando, ontem... se errei, não foi sozinho. Se bem que isso faz pouca ou nenhuma diferença!

3 comentários:

  1. Com certeza alguns deputados americanos ganharam uma boa grana na bolsa esses dias, pois ninguem vai querer dizer que eles não sabiam que iam reprovar o pacote... Tal cá tal lá...

    Quanto a estar mais perdido que melancia na festa da uva, eu também estou... Ontem acompanhei um pouco mais o mercado e não me arrisquei a por dinheiro, ois tava achando essa alta artificial e esperava que no meio do pregão o mercado desse uma desabada. Pra ver como eu sei ler o mercado, nada disso aconteceu, quando vi que o bonde tinha passado as ações ja estavam caras e não achei prudente enrar, pois corria o risco de comprar na máxima do dia e ver hoje o mercado abrir em baixa.

    To sem saber praq onde correr, essa é a verdade. Mas uma lição ja aprendi - na dúvida, deixa o bonde passar, melhor deixar de ganhar que realmente perder.

    ResponderExcluir
  2. Henrique, bela lição essa, vou assumir para mim também. Melhor deixar o bonde passar que perder dinheiro.
    Estou bem curioso para ver o que vai acontecer hoje. A volatilidade está muito alta, fora de qualquer padrão. Fico olhando as análises gráficas da corretora, e o que eles dizem em um dia no outro não confirma. Impossível prever qualquer coisa.
    Ontem no comentário da rádio CBN, o Sardenberg (ou o Halfeld? Não lembro) disse que são tempos para as águias ganharem uma boa grana operando opções. Como eu não estou nem perto de ser águia, e não entendo nada de opções, acho que é tempo para ficar de fora olhando, ou, se decidir arriscar, entrar com pouco.

    ResponderExcluir
  3. Opções, ta ai uma coisa a se aprender. O problema é que nem aprender a operar compra e venda eu to conseguindo no meu entender.

    Pelo que andei lendo, pode ser também o início da sua ruína se mal operado, ao passo que nas ações, você pode optar por morrer abraçado com elas na expectativa de que um dia recupere, o que é bem possível.

    Fiz uma aposta aora num trade contra-tendencia, na MMXM3, ta em queda muito acentuada por vários dias, mandei uma ordem de compra la embaixo e ta quase batendo, vamos ver o que acontece. Comprando ja boto um stop e espero um repique.

    Sei que é um trade arriscado, mas estou planejando ele para que se der errado, os custos sejam pequenos e aceitáveis, no máximo 2% do que estou investindo.

    ResponderExcluir