sexta-feira, 12 de setembro de 2008

E a Petro, hein? Quase 10% em um pregão!

Esses anúncios de mega-campos exploratórios são uma festa no mercado. Ontem, por causa do tal do Iara, as ações da Petro pularam quase 10% acima. Alguns pontos a respeito disso achei interessantes:

- Primeiro, que olhando pelo lado dos 9%, parece uma enormidade, mas se for ver, não recuperou nem a cotação que tinha no início da semana, na abertura do dia 08/set. Então, cautela, baixa a bola no entusiasmo que alargando um pouco mais o olhar a recuperação é incipiente.

- Segundo, ontem o movimento estava bem esquisito. Não estudei muito o que realmente aconteceu, mas perto do meio dia, quando abri o HB, o IBOV estava a 0,11%, praticamente estável. Quase todas as ações que acompanho, de diversos setores, estavam no vermelho, mas a Petro, naquele momento a 5% positivo, puxava o índice para o azul. Aí, ao longo da tarde, foi batendo um otimismo na galera aí, e os índices fizeram um rali de alta acima. E praticamente todas as ações que monitoro terminaram em alta.

- Terceiro, eu ainda acho que isso é repique, que não se sustenta. E pensando assim, pretendo aproveitar esse belo repique para finalmente tirar dos fundos aquela grana da minha esposa. Vou realizar o prejuízo, colocar a grana na corretora, e esperar os pontos de entrada que marquei como interessantes. Eu ainda acho que a Petro pode chegar nos 25 reais, e a Vale nos 30, um pouco mais à frente.

- Bom, tudo tem dois lados, então vamos ver uns dados soltos que podem apontar para altas - ouvi dizer que a Petrobras tem até o final do ano para confirmar reservas em alguns outros blocos exploratórios, e se não o fizer, terá que devolver os tais blocos. Não é informação oficial, mas se for verdade, Iara deve ser o primeiro de uma lista significativa. Aí, com uma porção de anúncios semelhantes, ficará difícil a Petr4 chegar no nível que estou querendo. Mas se isso acontecer, não será problema. Tem pontos de compra programados numa hipótese de alta.

4 comentários:

  1. Sobre essa alta de ontem, como não tenho disponibilidade de estar sempre acompanhando o mercado, perdi o bonde da Petr4, que estava de olho, mas quando consegui entrar no HB ela ja tava mais de 6% de alta, ai pra mim não dava mais.
    Comprei onte umas vale5 e ontem mesmo fui vendido, consegui uns 3%, mas fiquei contente já.

    Comprei também umas usim5, que ta meio de lado, vamos ver o que ocorre, hj dei uma subidinha no stop, se perder é mixaria.

    O que eu to tentando é ganhar pouco mesmo, mas ganhar, e se for pra perder, que seja muito pouco também, só to entrando em trades conservadores, de covarde mesmo, porque ja to escaldado em ficar dando dinheiro pro mercado.

    Quanto ao lance da pert4, na real, tudo o que ocorre ja ta precificado antes de que a gente saiba o porque. Eu não me preocupo em tentar saber o porque das altas, apenos tento prever quando uma vai ocorrer pelo setup que os gráficos mostram. Em tendencia de baixa, como estamos agora, os setups falham um pouco, mas pelo menos a gente assume o risco consiente e ja sabendo qunto ta apostando, porque asssim que compro ja ponho o stop e aguardo.

    Mas que ontem o dia foi atípico foi, vamos acompanhando e ver onde vai parar tudo isso.

    Apenas uma previsão minha eu acertei, que o Ibov ia bater nos 48000, agora não sei mais...

    ResponderExcluir
  2. Olhando o HB agora, Petr4 continua subindo, ao contrário do que eu esperava. A princípio pensei que haveria uma boa realização depois dos 9% de ontem.

    Mas a verdade é que olhando na semana, recém tá recompondo o valor de segunda-feira, não é grande coisa. Às vezes os números enganam, especialmente quando são porcentuais.

    Minha curiosidade mesmo é se essa alta vai ser repique ou se é chegada a hora da inflexão. Por enquanto penso ser um repique. Não vejo dados globais que sustentem otimismo no momento.

    Por pensar assim, solicitei finalmente o resgate dos fundos da minha esposa. Vou passar o dinheiro para a conta na corretora, e investir diretamente em ações.

    ResponderExcluir
  3. Não esqueçam que segunda-feira é dia de vencto de opções. Com tanta volatilidade o dinheiro está trocando de mãos rapidamente.

    ResponderExcluir
  4. Henrique
    Eu estou agindo e-xa-ta-men-te como você!... E está dando certo!... Comprei PIBB11 a 69,00 e vou vender na segunda de manhã.
    Sobre a PETR
    O mercado estava doidinho pra subir, repicar! O tal do novo poço foi só a deixa. As outras duas últimas vezes que anunciaram poços, a PETR continuou caindo.

    ResponderExcluir